Teste: você namora ou já namorou com alguém narcisista? Ou você é narcisista?

segunda-feira, outubro 03, 2016

selfie-no-celular

Acabei de voltar de uma livraria aqui da minha cidade e me deparei com um título que me chamou atenção, mas acabei não comprando – pelo menos não ainda –, apenas memorizei para buscar resenhas na internet. Ele Se Acha o Centro do Universo foi escrito pela psicóloga americana Wendy Behary e lançado em 2011 pela Editora Best Seller aqui no Brasil. A autora, que é diretora de um Centro de Terapia Cognitiva em New Jersey, afirma que o “narcisismo é um dos maiores desafios da psicoterapia”. E se você já teve algum tipo de experiência com um(a) narcisista, provavelmente concorda com o que ela diz. Relacionar-se com um indivíduo narcisista é uma tortura, uma experiência frustrante e que, se você não tiver uma boa estrutura emocional, pode mexer muito com a sua autoestima.

Segundo Wendy, narcisistas não acham que têm problemas. Para ele, quem tem problemas são os outros. Também costuma ser difícil deixar um narcisista. Em muitos casos, eles são belos, sedutores, interessantes e bem-sucedidos. Wendy diz ainda que mesmo a pessoa mais linda, segura e independente pode sofrer ao se relacionar com um narcisista – se não souber deixá-lo (ou modificá-lo, o que nem sempre é fácil) a tempo.

asas

Mas e aí, você desconfia que o seu companheiro(a) pode ser narcisista? Ou você pode ser um narcisista? Como ter certeza disso?

O livro oferece esse teste:

A PESSOA DIFÍCIL EM SUA VIDA É UM NARCISISTA?

Leia os itens listados a seguir e marque todos os que se aplicam à pessoa. Mas só marque se tal traço ocorrer com frequência.

1. Egocêntrico – age como se o mundo girasse a seu redor.

2. Autoritário – dita e quebra regras.

3. Intimidador – diminui você e a humilha.

4. Exigente – de qualquer coisa que ele ou ela deseja.

5. Desconfiado – suspeita de suas razões quando você está sendo simpática.

6. Perfeccionista – tem padrões rigidamente elevados: ou é do jeito dele ou nada.

7. Esnobe – acredita que é superior a você e aos outros; sente-se entediado com facilidade.

8. Obcecado por aprovação – anseia por elogios e reconhecimentos constantes.

9. Antipático – não tem interesse em entender a experiência interna alheia, ou é incapaz de fazê-lo.

10. Sem remorsos – não consegue se desculpar genuinamente.

11. Compulsivo – dedica-se excessivamente a detalhes e minúncias.

12. Viciado – não consegue abrir mão de antigos hábitos; usa-os para se acalmar

13. Emocionalmente distante – evita os sentimentos.

Se você marcou pelo menos 10 dos 13 traços, a pessoa se enquadra nos padrões estabelecidos para o narcisismo flagrantemente desadaptativo, a forma mais comum e difícil.

Acho narcisismo um lance sério e cada vez mais comum na nossa geração. A selfie se popularizou com rapidez e a indústria tecnológica teve que se adaptar a essa tendência ao narcisismo cada vez mais comum, colocando câmeras frontais nos celulares, criando aplicativos para a exposição da vida das pessoas, como o Snapchat e afins.

Surgem na velocidade da luz celebridades que se tornaram famosas simplesmente por exporem suas rotinas explicitamente na internet, ostentando bens materiais e vidas superficiais. É tão comum que o termo “nadismo” surgiu em referência a esses indivíduos. “Nadismo” passou a ser algo que você também pode fazer. Nossa sociedade está cada vez menos preocupada com narcisismo e individualismo, porque se tornaram comuns demais para serem debatidos.

Crianças estão criando perfis em redes sociais e se exponde cada vez mais cedo, muitas vezes com o consentimento dos pais e sem a supervisão deles.

Quero comprar o livro da Wendy. Fiquei curioso para entender mais sobre o assunto, pois acredito que todos nós somos narcisistas, de alguma forma, em determinada situações. É importante se conhecer e saber até que ponto nós e as pessoas que nos rodeiam estão sabendo lidar com isso de forma saudável.

 

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook