Coisas que você só aprende morando sozinho

terça-feira, janeiro 12, 2016

Morar sozinho é uma das coisas mais legais desse mundo, vai por mim. Mas, antes saiba de uma coisa à respeito da independência: ela não é barata. Sabendo disso, vamos lá! 

No primeiro semestre de 2015 eu tive a oportunidade de vivenciar de perto a tão sonhada independência, quando fui dividir aluguel com uma amiga. Ao rever os posts do ano passado, percebi que só escrevi um mísero texto sobre morar sozinho

Antes tarde do que nunca, cá estou para falar sobre as coisas que eu descobri morando sozinho. Tenho (quase) certeza de que minhas dicas ajudarão muita gente que está de malas prontas para mudar de cidade/estado/país. 
1) Seja amigo dos seus vizinhos!
Se na casa dos seus pais você nem cumprimenta os vizinhos, quando estiver morando sozinho você vai dar graças a Deus por eles existirem. Motivo: eles tirarão a sua roupa do varal em dias de chuva (caso seja kit net/república); poderão receber suas encomendas e ainda te chamarão para um churrasquinho à noite, após você chegar cansado da faculdade/colégio/trabalho.

Meu vizinhos foram fundamentais, tanto é que me apaixonei por um de tão fofo que era. Contei aqui.

2) Tudo é caro no supermercado!
Quando você mora na casa dos seus pais, eles são os responsáveis pelas compras, certo? Normalmente eles chegam do supermercado reclamando sobre o preço das mercadorias e com razão, mas você só se dará conta disso quando estiver sozinho e o dinheiro sair do seu bolso, pois tudo custa caro, principalmente aqueles queijo e presunto do seu sanduba. 
3) Se não cozinhar, não terá comida. Se não lavar a louça, não terá nada limpo. Se não limpar a casa, ela vai ficar imunda.  
Resumo: se você não fizer nada, terá nada. Simples assim.

A pior dificuldade que eu encontrei foi na cozinha, já que chegava cansado do trabalho e tinha de correr para o fogão para fazer o almoço às pressas. O tempo que me restava era só para comer, atualizar rapidamente as redes sociais para dizer que estava vivo e voltar ao trabalho. Não é de Deus isso!

4) As contas não serão pagas sozinhas!
Parece óbvio, certo? Mas simplesmente em algum momento você vai esquecer de pagar a conta de água, luz ou telefone. Geralmente você vai descobrir o débito quando o serviço fornecido for interrompido. Comigo aconteceu uma vez de a casa ficar sem água... foi no dia em que eu bati o carro do meu pai...

5)  Fim de semana de baladinhas? Nopes!
Se você pensa que morar sozinho é sinônimo de muita diversão e bla bla bla, saiba que não. Se você for um porco, é só aproveitar e deixar tudo imundo. Agora, se é uma pessoa responsável, vai perder todo o fim de semana (e convite de farrinhas!) para ficar em casa faxinando pior do que a Escrava Isaura. 

Apesar de ter muita coisa ruim, morar sozinho é libertador. Você pode fazer tanta coisa boa, como: acordar sem incômodos, fazer festinhas, sair da balada junto com os seguranças (leia-se depois do por do sol)...

Para quem está pensando em mudar de casa, minha dica é: vai. Se não der certo, faça igual a mim: volte abanando o rabinho para a casa dos papais até se sentir pronto novamente. Não rola é ficar com medo. 

 Um beijo!

Você pode gostar também:

60 Comentários

  1. KKKKKKKKKK eu até queria morar sozinha, mas depois desse post... brincadeira
    Eu adoro ficar sozinha, mas sou o tipo de pessoa que fala muito e não pode ficar muito tempo sozinha sem surtar XD
    Sem contar que seria o fim dos filmes de terror e do Manicômios Assombrados p/ mim :P
    Mesmo assim, foi uma ótima aventura a sua, muito corajoso, mas nada melhor que voltar debaixo das asas dos pais, né não? :P
    Bjoo :***
    http://nerdepijama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a experiência foi ótima e eu amadureci muito, mas ainda não to preparado pra morar sozinho. não agora.

      Excluir
  2. Que post mais gostoso de se ler! :D ♥
    Eu tenho vontade de sair da casa dos meus pais, mas estou investindo o dinheiro nos estudos - ou estudo ou pago o aluguel.
    Certeza que as suas dicas irão ajudar quem está neste processo!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  3. Eu saí recentemente da casa da minha mãe para morar na casa do meu namorado (na verdade, casa do pai dele) e as responsabilidades aumentaram sim, mas ainda não sinto aquela sensação de liberdade, sabe? Não vejo a hora de eu e ele podermos ter a nossa própria casinha. Casinha mesmo, a gente decidiu que não quer nada grande, tudo bem simples e nossa cara, e eu espero que isso não demore tanto =(

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal, Mi! torcendo aqui pra vcs conseguirem o próprio cantinho. <3

      Excluir
  4. Nunca morei sozinha, mas já passei dias sozinha na minha casa e já aprendi algumas dessas coisas! Hahaha
    Adoraria ter um apartamento só pra mim <3

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem contigo, moço? Que cantinho mais fofo!

    Cara, gostei muito, muito mesmo, da postagem. Moro com os meus responsáveis ainda, mas apesar disso, sei bem essa questão dos valores absurdos das mercadorias alimentícias (principalmente) e da faxina na casa, uma vez que minha mãe chega mortinha da silva do trabalho e sobre para quem vos fala arrumar tudo (inclusive louças gigantescas).

    Força para nós!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que tu já tem uma noção do qual bom e cansativo é, Jeni! :)

      Excluir
  6. Adoreeei a postagem! Já fiz um post assim no meu blog, eu moro sozinho há 2 anos mais ou menos e nossa... tem vezes que eu acho que vou enlouquecer, mas é tão satisfatório ter o meu cantinho hahaha ♥

    Beijos, Iza do Peixinho Geek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwnnnn... que legal, Iza. espero que tudo esteja certo aí pra ti. <3

      Excluir
  7. Mas tudo o que disseste tem um fundamento lógico. As cores têm muito a ver com o que somos, temos e queremos transmitir. Pelo menos creio nisso :D

    Concordo plenamente. Pese embora viva com os meus pais, sempre fui habituado a fazer todas as tarefas em casa. Todas mesmo. Portanto, não será difícil um dia quando for morar sozinho :)

    NEW TIPS POST | Agenda Parfois: Make It Happen Now
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. Nunca morei sozinha, mas sempre tive vontade. Parece ser, como você mesmo disse, libertador. Quem sabe um dia não coloco suas dicas em prática?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Já passei uns dias sozinha aqui em casa e experimentei um pouco dessa bagunça em cima da pia, e quando você se dá conta de que é você que terá que levar aquilo tudo... pior parte hahah Mas acho que o pior de morar sozinho é ter que pagar aluguel e as contas, grande parte do dinheiro se vai só ai ne? Não sair de casa porque tem que arrumar tudo também não deve ser nada legal! Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é nada legal mesmo, Mi. vc vê todo mundo saindo, aproveitando o fds e vc lá faxinando. =/

      Excluir
  10. Eu não moro sozinha e nem tenho vontade, só pretendo sair da casa dos meus pais quando eu for casar HAHAHAHHAHAH
    Mas mesmo morando com meus pais eu ajudo nas contas e eu acho o preço das coisas um absurdo :x
    Adorei seu blog, mesmo <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não moro sozinha, mas sei de tudo isso pois conheço muita gente que foram morar sozinhas "recentemente", porém, a estabilidade chega com o tempo.
    O melhor foi: "Fim de semana nas baladinhas? NOPS!" HAHAHAHA.
    Ótima ideia de post, tenho certeza de que vai mudar muita gente de ideia antes do tempo.

    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    Beijos! ♥
    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que é verdade: a gnt não tem tempo pra baladinhas no fds. :D

      Excluir
  12. Achei tão leve e cômica a forma com que você apresentou os fatos! Adorei! Super dei risos. Mas é isso mesmo. Não moro sozinha, mas a minha mãe viaja bastante com os meus irmão e padrasto e fico, geralmente, por conta de outras responsabilidades, para cuidar da casa. Apesar da liberdade maior, vem a responsabilidade que nos impede, vez ou outra, de correr para essa liberdade na hora que quisermos. Mas é uma delícia e quero muito morar sozinha logo!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  13. HAHAHA Adorei seu texto, Adriel!
    E apesar de parecerem óbvias, suas dicas fazem todo o sentido... ainda não moro sozinha, mas as vezes penso em tudo isso e em como será difícil quando eu sair da casa da minha mãe hahaha
    Tenho certeza que suas dicas vão ser úteis pra muita gente perdida hahahaha
    Aliás, não tem nada a ver com o post, mas precisava falar que adorei a música da semana porque sou simplesmente APAIXONADA por essa música <3 <3
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriel! Tudo bem? Eu nunca morei sozinho, mas já é bom saber dessas coisas para eu saber me virar só! hahahaha Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gente, quanta dificuldade para morar sozinho. Scrr! Maaaas acho que vale a pena, haha. Como eu sou meio anti-social (sim! eu só consigo me socializar bem virtualmente, porque pessoalmente eu sou uma tonta), então acho que só daria certo morando completamente sozinha, mas o ruim é na hora das contas para pagar né? Haha. Enfim, espero morar sozinha dentro de alguns anos.
    Mil abraços, http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. sozinho, sozinho é bom, mas ter dividir casa tbm é, pq daí mora com alguém que é semelhante a você e pronto. :)

      Excluir
  16. nossa, li apenas verdades! hahahahah tirando a parte dos vizinhos, os vizinhos do meu andarm eram peeeessimos, sorte que tinha mais uma republica de amigos no predio! :D e a parte de dinheiros + limpeza + lembrar de pagar contas é triste. ódio mortal de quando esquecia e tinha que pagar juros HAHAHHA

    beeeijos :**

    ResponderExcluir
  17. Antes tarde do que nunca, né? heh (uia, e vc escreveu isso mesmo! rs)
    Essa questão do supermercado eu não me chocaria tanto porque ajudo bastante em casa quanto a isso. Mas preciso melhorar muito quanto à limpeza... ai, ai.
    A vantagem de sair de casa "de boa" é isso, de poder voltar tranquilamente e ser bem recebido.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Eu nem preciso morar sozinha para dispensar a balada haha Inclusive, ontem, pleno domingo, desliguei a Netflix pra limpar meu quarto :P Imagino que eu seria um boa dona de casa haha Adorei a listinha, beijos!
    http://porbrunareinert.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Pra mim, a pior parte é cozinhar mesmo. É um saco chegar cansada e ter que fazer tudo correndo. Como meu marido chega comigo acaba que ele fica com outras funções (a gente divide, cada um faz uma coisa e isso é maravilhoso) e eu vou tentando fazer o resto e vendo no que dá hahahaah! Sobre as contas é tranquilo, o meu marido trabalha em banco ai ele paga tudo kkkkk mas as minha cachorras já comeram várias contas de luz e agua aí foi tenso. Mas realmente é libertador! Amo a minha casa, acho uma delícia ter algo MEU e ir visitar os meus pais, é tão legal ver meu antigo quarto lá hahahahahah Beijossss!

    ResponderExcluir
  20. Oi
    legal o poste, eu morei por 4 anos junto com a minha irmã, mais por questões financeiras tive que voltar para a casa dos meus Pais, mais mesmo quando morava sozinha era eles que pagavam tudo, já que eu só estudava e quando eu ia no mercadinho perto da onde eu morava quase tinha um treco com as coisas caras, eles mandavam dinheiro e tinha que se virar com ele, eu adorava limpar a casa no Domingo pois era mais fácil no decorrer da semana era só varrer e passar pano e se alguma migo aparece em casa para fazer algo e suja-se a faxina de sexta ai ia ser tempo dispersado, por isso que era bom limpar no final de tarde do domingo e a noite. E fazer amizade com os vizinhos é bom mesmo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Adriel.
    Você deu um tom cômico a postagem, mas a coisa é séria hehe. A gente só dá valor aos país, principalmente a mãe quando não tem mais eles lá para fazer as coisas. E tem gente que acha que mãe não faz nada hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  22. hahahahahaha me identifiquei muito!
    passei o primeiro semestre da faculdade a 700km de distância da família e tive que me virar sozinha. e agora que voltei nas férias pra passar um tempo com os pais, eu percebi que mudei muitas atitudes que eu tinha antes de sair de casa... tipo, ajudar minha mãe tem sido algo TÃO automático, que eu nem entendo porque não fazia isso antes.

    essa coisa de fazer amizade com os vizinhos é ótimo. eu não fiz e vi como foi difícil, principalmente quando acabava algum ingrediente da janta, ou eu precisava de alguém pra assinar o sedex ou, sei lá, simplesmente pra trocar uma ideia no corredor do prédio. vou me mudar pra outro ape esse semestre e espero mudar isso!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Adriel, tudo bem?
    Adorei o post e as dicas bem humoradas hahaha!
    Acho que tudo o que você falou é super pertinente, ainda que eu não tenha vivido essa experiência. Mas já sinto o gostinho de pagar minhas contas e ter que sambar pra lidar com trabalho + faculdade e não ter tempo pra nada. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. affz, eu quase fiquei reprovado na faculdade por causa disso. =/

      Excluir
  24. hahahahaha tô me vendo nesse texto!
    A louça sem dúvida é a pior parte e sempre rola um stress por aqui. O macho alpha da relação não gosta e eu muuuuuito menos e rola umas treta muita louca do tipo Maria do Bairro e Luiz Fernando. Eu até choro pra ver se alivia meu lado... só que não.
    Mas a vida é assim. Aprendi a dar muito mais valor a minha veinha. Que sempre deixava a casa limpinha e a jantinha pronta.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade me morar sozinha, sabe, e me sinto quase preparada, mas sei que algumas coisas só se aprende na prática. Eu realmente não tenho amizade com meus vizinhos, rsrs. Adorei o post!
    Um beijo, Adriel! :)

    Blog Impulso Feminino
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quase ninguém hj em dia é amigo do vizinho, o que é um erro...

      Excluir
  26. Um dos meus maiores sonhos é morar sozinha, mas tenho certeza que ia demorar mttt de fazer amizade com os vizinhos, hahaha. E tenho vontade de decorar a casa toda todinha do meu jeito tbm <3 adorei as dicas! espero precisar delas em breve!

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Adriel!

    Sempre sonhei em morar sozinha, ter a minha casa, as minhas coisas, tudo do meu jeito sabe? Desde pequena sempre quis tudo isso, mesmo com as partes negativas.
    Agora transferi toda essa vontade pro casamento kkkkk Estou super ansiosa pra ter o lar doce lar e a vida de casada, vai entender né?
    Amei o post, reflete bem o que eu já ouvi de várias pessoas sobre morar sozinho, mas ainda sim, tenho certeza que vale a pena arriscar!


    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Aqui onde moro não tem como fazer amizade com vizinho. Você dá confiança uma vez, na segunda vez que ele fala contigo, já quer ficar pro almoço, rs'
    um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Morei 5 anos fora de casa e realmente é tudo que você falou e mais um pouco, atualmente estou fazendo minha segunda faculdade (2 anos me formo) e estou na casa dos meus pais, é comodo voltar para o ninho, mas confesso que faz pouco mais de um ano que voltei pra casa e já estou me coçando para morar sozinha de novo. Acho que provei da fruta haha. Só que decidi algo, vou morar realmente sozinha, dividi apartamento durante 5 anos, me dei razoavelmente bem com a ultima amiga, só que acho que vai ser ainda melhorar morar completamente alone!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm voltei a morar com os meus pais, mas tbm sempre fico na esperança de aparecer condições pra eu sair novamente. :D

      Excluir
  30. Nunca morei sozinha, mas imagino o quão difícil seja, principalmente pela questão financeiro (contas a pagar, compras a fazer). Muito legal seu post, gostei ^^

    Seguindo aqui || abraços ♥
    // barbieseumundopink.blogspot.com.br \\

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho tanta vontade de morar sozinha, mas só de pensar em sair da zona de conforto, ficar longe da minha mãe e de todos os mimos (comida, casa limpa e contas) já dá uma agonia, hahaha

    wolfmess blog

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook