Listografia: um remédio para a autoestima e uma lição sobre autoconhecimento

segunda-feira, setembro 19, 2016

dsc07658

Livros interativos nunca estiveram tão em alta. Para quem não sabe do que se trata, são aqueles livros com propostas de atividades (preencher formulários, desenhar, fazer colagens e por aí vai). Entre os exemplares mais populares, estão Destrua Este Diário, Isto Não é Um Livro, Termine Este Livro, Uma Página de Cada Vez, entre outros.

maldeleitorlivrosinterativosblogfriesbeforeguys

Não sei se é uma onda passageira ou se veio para ficar, mas livros interativos são bem legais. Me tornei consumidor deste segmento literário este ano e já estou no meu quinto livro interativo. Comprei no último final de semana o “Listografia”, que eu já vinha arrastando um desejo de comprar desde o começo do ano e não resisti ao encontrá-lo por apenas R$ 9,90 em uma livraria da minha cidade.

A proposta do “Listografia”, lançado no Brasil pela editora Intrínseca, é que se escreva uma autobiografia baseada em listas de tudo o que você puder imaginar. A publicação propõe que você liste desde coisas simples, como filmes, bandas e restaurantes, até coisas mais pretensiosas, como os lugares mais estranhos onde você já fez sexo, coisas sobre você que a maioria das pessoas não sabe, seus amantes do passado e até os seus machucados e doenças inesquecíveis.

dsc07652

O que mais estou gostando em preencher este livro é que ele nos dá uma lição sobre autoconhecimento e ajuda a resgatar autoestima. Enquanto escrevemos, nos lembramos de coisas que nunca deveríamos ter nos esquecido sobre nós mesmos, como quando o livro pede para listarmos nossas maiores realizações. Engraçado que nessa parte eu pedi ajuda para a minha mãe, a fim de lembrar realizações da minha infância e adolescência, e ela me fez lembrar de coisas que eu nem fazia mais ideia e de que haviam sido importantes para mim e para ela, enquanto mãe.

“Acredito que todos deveriam ter sua autobiografia, mesmo que seja para ser lida só pelos entes queridos e em sua forma mais simples: em listas”, revela Lisa Nola, a criadora do livro.

Super recomendo o “Listografia”, viu? Algumas lojas virtuais o descrevem como, “acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.” E eu concordo.

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook