RetroAnos2000: Internet só aos fins de semana, ok?

segunda-feira, dezembro 06, 2021

Tela de acesso do finado Orkut. Como era bom esse negócio. #RIPOrkut #VoltaOrkut

Há um tempinho contei aqui como foi a saga pra ter o meu primeiro computador. Porém, só ter um PC em casa não era o suficiente. Como usaríamos as redes sociais se não tivéssemos internet? #RIP Orkut, MSN, Fotolog, Flogão…

Acho que demorou uns 3 meses pros meus pais contratarem um servidor de internet. Naquela época, as opções eram: banda larga, discada, via rádio e modem 3G. Vamos relembrar cada um? 😉

Principais conexões

Banda Larga: se assemelha ao que usamos hoje, a fibra óptica. Na época, se pagava uma mensalidade a mais na conta do telefone e usava a hora que quisesse.

Discada: cobrava por tempo utilizado, sendo os fins de semana livre. (Geralmente, as pessoas só usavam sábado e domingo pra não vir as taxas).

Via Rádio: Uma antena é instalada no teto de casa pra receber a conexão. Se chovesse, ela poderia ficar muito rápida ou nem prestar. Hoje essa conexão é bastante utilizada no interior e em fazendas.

Modem 3G: Internet velox, porém cara. Se você comprasse um modem de 2 gigas, assim que os dados fossem consumidos, a velocidade era reduzida. Um download de um arquivo de 3MB demorava uns 10 minutos. Sério.

Pra minha casa, meus pais escolheram o Modem 3G. Motivo: a do telefone (banda larga/discada) ficaria cara e a via rádio teria que desembolsar R$ 250 pra comprar a antena. FOI UM PESADELO!!!

Modem que era conectado no pc para abrir o pagrama/discador da internet 3G.

O começo

As primeiras semanas do modem 3G era ótimas. Internet top, rodava os vídeos do Youtube rapidão, baixava músicas e episódios das minhas séries super rápido. Até que chegou uma notificação…

“Senhor cliente, você já usou 80% do seu plano. Ao chegar aos 100%, sua internet será reduzida. Para continuar navegando na velocidade atual, compre mais dados aqui”.

Eu só quis chorar quando li o aviso acima. E chorei quando vi o inferno que seria os meus dias com aquela internet tão ruim. Quando chovia, o modem ficava com a luz na cor vermelha, informando que não tinha sinal.

Houve meses em que, no desespero, contratei internet pra navegar na velocidade mais rápida, correndo o risco dos meus pais me quebrarem na porrada. Também já tirei o chip do modem pra colocar no celular e usar 3G no aparelho, o que cobrou taxas.

Resumindo…

Usar modem 3G no PC foi uma espécie de usufruir da internet discada feat. banda larga.  Enquanto a franquia de dados ainda estava disponível, era só sucesso, mas depois com a velocidade reduzida era só tormento.

Eram duas semanas de alegria e 2 semanas torcendo pra internet não ficar fora do ar. Uma relação de amor e ódio.

E com vocês, amigues? Como foi os primórdios da internet em casa? Só sucesso com a banda larga ou um tormento com os meios “paliativos” e mais “baratos”?

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook