Ensino à distância: vantagens e desvantagens
segunda-feira, novembro 16, 2020Terminei o ensino médio em 2011. Naquela época, tentei o vestibular pra estudar Letras numa faculdade com ensino à distância. Fiz a tal da redação, passei em 2º lugar, mas decidi tentar o processo seletivo de ensino presencial antes. Foi dessa forma que entrei no curso de Direito, coisa que me arrependo até hoje.
Em 2012, após ser aprovado no curso de Direito numa faculdade particular, iniciei os estudos em janeiro de 2013. As expectativas eram altas, estava empolgado por reencontrar uma amiga de infância na minha sala e tals. Mas aos poucos fui me decepcionando com o nível dos professores. Muita gente que sequer deveria estar ali. Mal educada, ignorante, prepotente… Em resumo: mal preparados.
No finalzinho do curso de Direito, em 2017, resolvi iniciar a faculdade de Produção Publicitária através do ensino à distância. Foi amor à primeira vista devido ao universo que conheci.
VANTANGES
Estudar no horário em que eu quiser, tendo disciplina e constância, claro.
Professores disponíveis pra tirarem minhas dúvidas, sem fazer piadinha diante de toda a turma, me intimidando;
Provas com questões de concurso público, de acordo com o conteúdo dado na sala de aula e material de pesquisa, diferente do presencial em que professores fazem umas provas que só Deus pra dar conta de responder;
Valor da mensalidade super acessível, totalmente o oposto do presencial, que me cobrava um valor alto pra uma estrutura precária.
Porém, assim como nem tudo é perfeito, eu encontrei alguns pontos que me incomodaram.
DESVANTAGENS
Alguns professores demoraram muito tempo pra corrigir os trabalhos e provas. Eu entendo que a demanda é grande, mas poderiam pelo menos deixar um aviso no web aluno.
Além dos livros com o conteúdo do curso, os professores gravam vídeos com o resumo de cada aula. Porém, há professores que fizeram um resumo tão cachorro que era melhor nem ter gravado.
No geral, as experiências negativas que tive foram com poucos professores de disciplinas teóricas e bem curtas. Meio que senti uma certa preguiça na hora de elaborar o conteúdo das aulas. Assim como tem professores desleixados no presencial, no EAD também temos alguns, infelizmente.
Eu super indico o EAD se você é aquela pessoa que gosta de estudar sozinho, não dispõe de muito tempo ou paciência pra encarar aulas diárias e tal. Além de economizar uma grana, não tem nada mais prazeroso do que ler as apostilas e na hora de fazer as provas, ver que entendeu uns 95% ou mais de todo o conteúdo. 😉
0 Comentários