O que Harry Potter significa para mim?

segunda-feira, novembro 14, 2016



Quando eu digo que a saga Harry Potter mudou minha vida, muitos pensam que eu falo restritamente do bruxinho principal da história, mas, o que eu sinto vai muito além dele. O universo de Harry Potter é repleto de magia, amor, ensinamentos e conforto.

Quando você é uma simples criança, daquelas que tem medo de tudo e não se encaixam em padrões, automaticamente você tenta encontrar conforto nos livros, as horas roubadas na biblioteca são as melhores. Lá, você conhece jovens que como você, sofrem por não serem iguais à maioria ou não serem amados tanto quanto desejam. Em Harry Potter, acompanhamos a história de um menino que vive em um armário embaixo da escada, com uma cicatriz em forma de raio na testa e magricelo. Ele não é amado pelos tios, é maltratado pelo primo e tudo o que ele tem é de segunda mão.



Harry me fez ver que a vida que eu tinha e eu achava ser dolorosa demais, não era exatamente tão dolorosa assim. Eu tinha uma casa, uma mãe amorosa... rígida, mas amorosa e embora eu não tivesse amigos fora dali, eu tinha um conforto dentro do lar e nem isso, ele tinha. Harry então, é surpreendido no seu aniversário de 11 anos com a notícia de que ele é um bruxo, que seus pais verdadeiros não morreram em um acidente de carro e na verdade eles sacrificaram suas vidas para salvá-lo. Harry fora amado de uma forma tão profunda e verdadeira que a palavra “eu te amo” não foi necessária para comprovar.

A saga me ensinou que o amor não está em palavras, aquelas que muitos tentam desesperadamente ouvir mas sim, no abraço apertado e no sacrifício. Harry então vai para uma escola, uma escola especial, uma escola de magia e bruxaria e lá ele aprende a canalizar a magia que existe dentro dele. Ele aprende feitiços, faz amigos e entende que pode ser feliz sem precisar fingir ser alguém especial, ele só precisa ser ele mesmo. O-menino-que-sobreviveu também encontra a dor, o desafio e o medo, ele vê o assassino de seus pais que a todo custo tenta mata-lo também. Ele se vê tentado pelo mal, se vê enfraquecido pelo desespero, mas não desiste.



Harry entende o verdadeiro valor da amizade e do quão importante ele é na vida de quem o rodeia. Nem tudo também gira em torno do pequeno bruxo, vemos personagens cheios de carisma e cicatrizes que mesmo depois de tanto sofrimento conseguem sorrir, conseguem ser bondosos e você se apega à eles. Eu, particularmente, gostaria de conhecer o Dumbledore, mais do que ao Harry... Pois, ele se doou tanto e pouco teve amor que eu gostaria de perguntar à ele: “Como você conseguiu amar tanto?”. Nos livros você aprende que aparência não define caráter, que inteligência não te faz insensível, que a verdade sempre vem à tona e tudo o que amamos, volta... Talvez, não da forma que desejamos.

Bravura, lealdade, alegria, diversão, união, amor e doação. O mundo mágico de J.K Rowling te conquista não pelos efeitos especiais ou feitiços e fórmulas de poções, mas sim pelo toque humano e real que encontramos todos os dias, no nosso dia a dia. Somos tão mágicos quanto os que possuem varinha, vassouras e vestes especiais de bruxo pois, cada um de nós pode transformar a vida de quem está próximo em trevas ou em luz.

E, mesmo se você nunca leu Harry Potter saiba que Hogwarts sempre estará lá para recebê-lo, basta você querer.

Você pode gostar também:

14 Comentários

  1. Que texto lindo, me identifiquei muito,essa saga também me moldou ao longo da minha vida, sem falar os momentos em que os personagens me compreenderam e em como tudo isso me influenciou a continuar escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Vou contar como HP surgiu na minha vida...

    Há alguns anos atrás eu era desprovido de livros. Não gostava de ler e raramente tocava num livro. Desde a infância soube da existência de Harry Potter, mas nunca, nunca tinha parado para saber mais. E um dia eu resolvi assistir todos os filmes e ler todos os livros. Foi então que o amor pela leitura surgiu. Dediquei um ano inteiro só para a leitura dos livros e para ver os filmes. Pude assistir ao último filme do Harry Potter no cinema, no dia da estreia. Foi o único filme da saga visto no cinema por mim, mas ainda assim não deixei de sentir a emoção que senti quando estava naquela sala de cinema. Eu não me importava se as pessoas que estavam ali acompanhavam a série desde a infância, ou se eram mais fanáticas que eu. Eu só queria ver o fim de uma estória que ficou marcada pra sempre na minha memória. Eu queria ver como tudo iria ficar. E o choro foi inevitável. Senti como se uma parte de mim estivesse acabado. Mas hoje eu sei que não, que nada está acabado. Que a magia estará sempre no meu coração, e quando eu quiser praticá-la, eu abrirei um dos livros e assistirei um dos filmes. E há três anos atrás, eu estava numa sala de cinema, junto com outras pessoas, chorando por uma estória que mudou nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que como muitos fãs, descrever o que Harry Potter significa é uma tarefa difícil. Mais difícil ainda quando você cresceu acompanhando cada livro que era lançado, ou seja, Harry passando de menino á um homem.
    Não consigo encontrar palavras pra descrever o suporte que essa narrativa e Hogwarts me deram para não declinar em caminhos escuros.
    Texto adorável!

    ResponderExcluir
  4. QUe post maravilhoso!!!

    Sempre gostei dessas coisas de magia e quando vi o comercial do primeiro filme gostei na mesma hora,devia ter uns 14 anos.

    Fui na net e vi que tinha livros, nossa adorei! Desde então virei fã, meus pais compraram os todos os livros pra mim aos poucos, é maravilhoso,nunca li história melhor.

    É tão bom, que lia cada livro em uns 3 dias, pq lia direto até n aguentar mais, ficava me imaginando dentro da história. Vc tem razão tem muita lições, como valorizar amizade, ter coragem,tratar bem os animais, se aceitar (quando hagrid fica abalado por descobrirem q é meio gigante) , gostar de leitura e tb a pensar em outras coisas que n sejam pegar vários por dia. pq hj em dia ta muito podre,uma vulgaridade total,já cheguei a ler aqui alguém perguntando se os personagens do harry potter eram assexuados.

    Xoxo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas palavras, é muito importante para mim ver comentários assim.
    Acredito todos nós temos algo que nos toca profundamente o coração e Harry Potter foi um desses toques, me ajudou a contruir meu amor próprio e imaginação. Há magia em todos nós <3

    ResponderExcluir
  6. Olar
    Harry Potter é realmente um amorzinho, mexe com a gente e de uma forma maravilhosa. Não posso dizer que sou tão fã quanto você porque realmente não sou mas amo mesmo assim. Ainda quero ler todos os livros (quando a carteira me permitir) e reassistir todos os filmes, um a um. Acho que assim vou me deixar envolver ainda mais pela mágica de HP.
    PS: Teu blog tá lindooo, nunca mais tinha aparecido por aqui por ocupações da vida mesmo e amei de verdade *--*
    beijos
    Visite Ganurb

    ResponderExcluir
  7. Adivinha quem tá chorandooooo?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    HP é tudo isso, ai maravilhoso
    Ô negocinho precioso, ainda mais na vida da J.K né mesmo?
    A história dela é inspiradora ♥
    E arrebatou todos nós
    Amo demais

    ResponderExcluir
  8. AI QUE TEXTO TAO LINDO

    ele traduz muito do que nós, potterhead, sentimos <3333
    toda uma geração se uniu e sentiu=se abraçado por esse universo maravilhoso criado pela J.K. E sei que mais gerações virão pra nossa turma *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você curtiu! A intenção é justamente resgatar no texto aqueles sentimentos que fizeram a gente viciar na saga. :)

    ResponderExcluir
  10. Que relato lindo, Alberto! HP é realmente uma historia incrível. A gente tem que dar só um espaço pra história e deixar ela nos conquistar. <3

    ResponderExcluir
  11. Bela, foi difícil também para mim escrevê-lo. Tiver que reler todos os livros para depois vir vomitar sentimentos aqui. :D

    ResponderExcluir
  12. Quando eu estava relendo os livros, lia tbm nessa média de cada livro em 2/3 dias. Incrível, né? Hahaha. :)

    ResponderExcluir
  13. Ah, Bruna! Compre mesmo os livros. A Americanas de vez em quando faz promoções. Comprei alguns por R$ 9,90. ;)

    ResponderExcluir
  14. Fico tão feliz por o texto ter conseguido te emocionar. :)

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook