Resenha: "Menina, desliga o celular!"

segunda-feira, março 21, 2016








Autora: Elyssa Friedland
Editora: Harper Collins
Páginas: 368
Ano: 2016








É fato incontestável que o ser humano está se tornando a cada dia mais dependente das tecnologias, principalmente o celular. Ao mesmo tempo em que facilita a vida, esses produtos também diminuem o contato físico entre as pessoas e as alienam, mesmo tendo na palma da mão um mundo de informações. 

No livro “Menina, desliga o celular!” nos deparamos com a advogada Evie, uma mulher com os seus 30 e poucos anos que é completamente viciada nas tecnologias da vida, sendo capaz de enviar diariamente 90 e-mails pessoais, fora os profissionais. Justamente por este motivo (e após travar o servidor do escritório do trabalho devido à quantidade conversas online), ela foi demitida quando estava próxima de ser tornar sócia da empresa.

Após parar pra pensar sobre sua demissão, Evie chegou à conclusão de que realmente estava dependente da internet. Por exemplo: se precisava do número de algum lugar, nunca pegava a lista telefônica, mas fazia uma rápida busca no computador; se precisava desmarcar algum compromisso, nunca ligava pra pessoa, apenas mandava um e-mail; da mesma forma funcionava com os papos: sempre era pelo Facebook, Twitter, WhatsApp... Raras eram as vezes em que se reunia com a sua turma.

Diante de uma realidade completamente triste, Evie decidiu que ficaria sem usar a internet por um tempo. Adivinha o que ela fez? Quebrou o próprio laptop e abandonou um BlackBerry, passando a usar um celular pebinha. 

Longe da internet e de toda a vida online, a vida da advogada melhorou demais, pois para se comunicar, ela passou a usar o bom e antigo método: encontro cara a cara (nada de web cam, SMS...). Felizmente, com esta medida, Evie conseguiu dar atenção a sua avó que estava doente, se reaproximou da sua mãe e amigas, além de ter mais “sorte” nos relacionamentos, já que os caras que passou a conhecer, nenhum era através da internet, mas de encontros em pubs e até mesmo no hospital. 

Menina, desliga o ceular!” é um livro cheio de tapas na cara e que nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa vida virtual. Com uma escrita super gostosa, a Elyssa Friedland acertou ao tratar sobre os vícios tecnológicos.

Será se realmente vale à pena ficarmos tanto tempo diante das telinhas, enquanto poderíamos estar cara a cara com outras pessoas? 

 Um beijo!

Você pode gostar também:

50 Comentários

  1. Esse tipo de livro faz a gente perceber o quão vagas estão nossas relações com as pessoas e com o mundo de maneira geral. É triste :(

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente... pelo menos pra mim, funcionou como um belo "wake up!".

      Excluir
  2. Adorei o post.Eu me mantenho muito presente nas redes sociais por conta do blog e tal. As tecnologias veio para ajudar todo mundo, e confesso que sou dependente do celular kkkk, não consigo ficar sem!
    Abraços

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mas geeeente, eu amei o layout novo *-*

    Não posso julgar a Evie, porque tem dias (esporádicos) em que chego a enviar uns 100 e-mails pessoais tbm heh E eu acho um absurdo quando a minha mãe me aconselha a consultar a lista telefônica... como assim??? google tá aí pra isso =P
    Acho que eu me divertiria muito lendo, viu?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eba! que bom que tu curtiu! *-* e sim, acho que tu vai adorar a leitura do livro. ;)

      Excluir
  4. gostei da resenha, vou procurar pra ler!
    adorei o novo visual do blog <3

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha. Faz a gente pensar em quanto tempo passamos na frente do celular e perdemos momentos com pessoas reais né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, além de ter um casinhos de amor e tretas leves. <3

      Excluir
  6. O livro já de cara parece ser muito bom, amei a resenha, e to louca para ler.
    É bom livros que nos fazem refletir assim, até porque realmente o destino do ser humano é estar cada vez mais assim, ligado na tecnologia, e desligado da humanidade, do contato face a face (e esse face a face não é facebook, viciados. haha).
    Bjs.

    Adri, amei o layout novo. ♥

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Escreveram esse livo pra mim? Hahah. Acho que tô precisando fazer o mesmo que a personagem... só falta encontrar algo que mereça minha atenção tanto quanto as tecnologias. Enfim, adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz a mesma pergunta quando eu estava lendo, já que me parece demais com a personagem principal. :)

      Excluir
  8. Adorei este layout novo! <3
    Não conhecia esse livro, mas parece super legal pelo tema que trata. Eu penso constantemente sobre isso, eu não sou viciada em celular, mal o utilizo (pra falar a verdade só tenho o whatsapp porque sou obrigada) - mas a internet já é outra coisa, porque basicamente tudo o que faço preciso dela. Mas não troco isso por uma saída com os amigos não, e sinceramente prefiro conversar com as pessoas pessoalmente. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm não troco saídinhas só pra ficar me casa olhando pro teto da casa. jamais. nevá! :)

      Excluir
  9. Oi Adriel, adorei essa resenha! Confesso que fiquei com um pouco de medo de virar como a personagem principal, só que na minha própria vida hahaha, o livro me parece muuuito legal e já vai pra wishlist!
    Um abraço grandão! Tem projeto novo, corre lá hein!
    vishamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro mas parece mesmo ser uma ótima leitura. Eu sou uma daquelas pessoas que quase sempre que le o tipo de critica que o livro faz, acha que é exagero.

    Mas no fundo, no fundo, sei que exagero na verdade é o de algumas pessoas com o celular e a internet. Eu não me acho extremamente viciada mas admito que não sei mais viver sem a internet.

    Procurar lugares, pedir comida, ler sobre novos filmes e enfim... tudo.

    Claro que a internet trouxe grandes avanços e muuita informação mas as vezes pode atrapalhar né? Enfim, curti a resenha e me interesse pelo livro!

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm até certo tempo achava que era exagero, mas quando fiquei 3 meses sem celular, percebi o quão dependente eu estava... :D

      Excluir
  11. Já amei a ideia do livro só pelo título, hahahaha! Acho super interessante um livro sobre isso! Queria muito fazer o mesmo, porém de vez em quando. Apesar da tecnologia afastar as pessoas, a gente precisa aprender a usá-la na hora certa! Tirar um dia ou um final de semana para se desligar do celular, notebook ou qualquer outro meio de comunicação atual é uma delícia! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiim. *-* geralmente me distancio a internet nos fins de semana... tão bom aproveitar o dia fazendo outras coisas fora do nosso dia a dia. <3

      Excluir
  12. Nossa, eu ainda não havia visto/lido sobre esse livro, mas me deu muita vontade de lê-lo, da próxima vez que for a livraria irei procura-lo, pois parece ser ótimo.

    Respondendo sua perguntinha final, acho que nada substitui uma conversa olho no olho, ouvir boas gargalhadas e não apenas ler os "kkkk" ou "rsrsrs". O contato humano não pode se restringir apenas ao virtual, afinal tudo em excesso faz mal, por isso é bom saber dosar o virtual e o real. Amei o a resenha <3


    ~ barbieseumundopink.blogspot.com.br ~

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a existência desse livro. Acho que eu to igual a Evie, por isso até hoje não conheci nenhum cara assim, no meio da rua e tal, só pela internet mesmo, o que é um saco as vezes. Já quero ler esse livro, porque parece que me descreve. Vai que me encoraja a sair mais por aí sem ficar vidrada na tela do celular né? ADOREI O NOVO LAYOUT! (não sei se ainda tá pronto ou você tá alterando agora, mas sei que tá bonito)

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. OI
    eu não conhecia esse livro, gostei da resenha e realmente estamos dependentes das tecnologias, mas eu ainda olho em lista e prefiro conversar cara a cara, fiquei curiosa com a leitura e para saber como ela lidou com a falta d tecnologia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei a premissa do livro, mas é um romance mesmo ou um autoajuda? Não consegui entender muito bem...

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adri, amei a ideia base do livros e as mensagens transmitidas. Imaginei muitas vertentes de possíveis prosseguimentos de lições incríveis. Estou precisando demais conseguir esse tipo de desapego atualmente. Super vou deixar ele na minha wishlist, rs.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  17. Helloo, Christian! Tudo numa nice?!
    Ah, cara! Tem muito tempo que eu não venho aqui, né?! Olha só quanto coisa mudou no template. Eu amo novos layouts ahahaha.
    Então, eu não conhecia o livro, mas vi que a Harper tá publicando muita coisa por aqui e estórias que parecem ser legais. Achei o tema dessa um tanto interessante porque aborda algo bastante atual, tem cara de ser um chik lit leve com um tema necessário que as pessoas deveriam prestar mais atenção. Eu não sou dependente do meu celular, às vezes até eu esqueço que tenho, ele fica perdido na bolsa. Eu sou viciada no meu leitor porque fico lendo livros toda hora e sou viciada no notebook porque fico escrevendo muitas estórias. ahahahaha O emu vício é ler e escrever e viver na minha toca - o meu quarto - fazendo isso eheh.
    Mas essa obra parece ter lições interessantes que com certeza ia me alertar em alguns aspectos.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu pensava que seria uma leitura bobinha, mas, no fim faz a gente pensar demais sobre o tempo que gastamos na internet, sendo que poderíamos usá-lo pra coisas mais úteis...

      Excluir
  18. Oi Adriel, tudo bem?
    Seu blog está cada dia mais lindo ♥
    Referente a resenha, o livro realmente é um tapa na cara hem?
    Fiquei com bastante vontade de ler, acho que todos na verdade deveriam ler.
    Realmente cada dia mais diminui o contato humano, e é só o virtual que prevalece.
    Mas enfim, ótima resenha.
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser bem interessante. Eu não me considero viciada em tecnologia, mas, como meu noivo mora em outra cidade, ela nos ajuda bastante a manter contato ao longo do dia e se não fosse por ela, nem teríamos nos conhecido hehe. Fiquei curiosa para ler o livro, vou anotar na minha lista.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  20. Oi Christian! Esse livro parece ser sensacional! Realmente, quando a gente se desliga um pouco das tecnologias a visão de mundo que a gente tem é totalmente diferente! Acho que eu ia adorar ler esse livro, adoro essas coisas que dão uns tapas na cara da gente pra gente acordar em certos aspectos!
    Ótima resenha <3
    Beeeijos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiim! eu pelo menos terminei o livro com um objetivo: ser um pouco a Evie. :D

      Excluir
  21. Caraaaamba! Adorei! Hoje em dia é muito difícil mesmo viver sem celular. Eu estou grudada com o meu 24hrs. Já cheguei até a me comunicar com pessoas que estavam na mesma casa que eu pelo WhatsApp. Depois de vários esporros de uma tia minha, eu aprendi a largar o celular para conversar com as pessoas que chegam aqui em casa. Mas ainda tenho muito o que melhorar. Minha vida nas mídias sociais não são tão agitadas quanto à da personagem, mas preciso me controlar mais, haha. Só não vou quebrar meu laptop, porque sou pobre e vou demorar anos para comprar/ganhar outro, haha.
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. Essa relação com a tecnologia rende MUITO assunto!
    Eu uso muito o celular e o computador, como a maioria das pessoas que conheço. Mas ainda me irrito quando saio com pessoas e elas param a conversa, ou ficam naquele modo piloto automático (dando respostas monossilábicas sem nem pensar) porque estão muito ocupadas olhando seus celulares. Uma tremenda falta de educação. Acho que ninguém precisa destruir seus eletrônicos, mas usar a tecnologia com moderação faz bem e preserva os dentes! Hahahaha
    Não conhecia o livro, parece bem interessante!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain, eu tbm odeio quem sai com a galera e fica grudado no celular. isso é horrível! e simn: o livro é ótimo!

      Excluir
  23. Primeiro: que lindo o novo layout!! E sobre o livro, tenho certeza que se eu ler vai ser aquele tapa na cara, sou bem dependente do meu celular, quando acordo a primeira coisa que faço é chegar o wpp e instagram auahaauhaua Adorei a resenha!

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mulher, pois começa a te controlar. hahaha! acho que tudo tem um limite...

      Excluir
  24. e esse layout novo? arrasou adriel ;) Esse livro é bem um resumo da vida real de quase todo mundo né? como é dificil desconectar... e eu ja sou do time q detesta ligar/receber ligacoes ein? só para familia mesmo e olha lá hahaha

    ResponderExcluir
  25. Ah, adorei a resenha! Não conhecia esse livro mas a premissa dele é tão verdadeira, tão atual, que fiquei com muita vontade de ler.
    Confesso que também vivo com a cara enfiada no celular e percebo - principalmente no metrô - que as pessoas estão deixando os livros de lado pra ficar teclando no celular (eu inclusa) e isso é tão triste...
    Já consegui me desvencilhar do Facebook (hoje, mantenho apenas a página do blog), mas tenho planos de me desapegar do whatsapp, também. Ao mesmo tempo que a tecnologia facilita nossas vidas, ela também nos aprisiona.
    O livro já foi pra minha wishlist!
    Beijinhos.
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu já tentei mas não consigo viver sem meu smartphone. E não adianta, ficar longe dele me deixa louca!!! Huahuauua


    www.carolvayda.com.br

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook