Minha paixão: jornalismo

sábado, janeiro 09, 2016

Curso Direito (quase terminando, graças a Deus!), mas minha paixão é a Comunicação. Já escrevi sobre isso aqui no blog, mas é sempre bom repetir. O que ninguém sabe é que eu comecei a trabalhar com o jornalismo com apenas 17 anos de idade, meses após sair do colegial. 

Desde pequeno eu sempre gostei de ler e escrever, então, já tinha noção do  que queria para o meu futuro. Só não sabia que ele seria tão tenebroso como é agora, me deixando na incerteza de fazer o que eu gosto ou algo por sobrevivência.

Após quase 5 anos de trabalho duro na área da comunicação aqui em Araguaína, há pouco tempo parei para pensar se deveria continuar nesse ramo ou não. Motivo: me doava completamente a todos os meus empregos, mas, em troca ganhava ingratidão, salário atrasado e falsas promessas. 

Cansado de tanto ser enrolado, desde o semestre passado desisti do Jornalismo. Não vale à pena eu fazer um ótimo trabalho (não estou me gabando, longe disso...) e não ser reconhecido pelos superiores. Acredito que no momento certo as portas certas irão se abrir para mim. Portanto, estou apenas observando de longe a coisa pegar fogo aqui na cidade/estado. 
mesa de uma editora da Capricho. meu sonho! <3 
Dizem que a gente nunca deve cuspir no prato que comeu, e eu super concordo com essa máxima. Respeito todos os meus ex-patrões, mas não sou obrigado a concordar com a forma como eles agem até hoje, pegando pessoas inocentes, capacitando-as e depois enganando-as. Talvez isso não aconteça com todo mundo, mas aconteceu comigo e eu sou a prova do quão ruim é passar por algo do tipo. 

Jornalismo sempre terá um espaço muito grande no meu coração, porque eu simplesmente adoro escrever novas histórias, investigar denúncias e por aí vai. Mas, enquanto eu não encontrar um trabalho que me dê estabilidade financeira, não quero mais me aventurar por esse mundo. 

A cada dia o Direito vai me conquistando e trazendo a esperança de que eu também posso ser feliz advogando e, quem sabe, sendo um Promotor de Justiça. Do futuro eu não sei de nada, mas agora tenho certeza de que o Jornalismo não é o caminho adequado para mim. Quem sabe amanhã... 

Você pode gostar também:

80 Comentários

  1. Jornalismo é uma área bem legal, mas não acho que há muitas oportunidades! Espero que um dia você consiga se realizar nessa profissão e ter muito sucesso. Já a minha paixão, além de blogueira, é engenharia. Bem oposto, mas são duas coisas que amo e não quero abrir mão de nenhuma delas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e não há mesmo, Julie. Como aqui é interior, a coisa fica ainda pior. =/

      Excluir
  2. Confesso que agora que estou amando bloggar eu pensei que devia ter feito jornalismo, mas é um curso que não tinha NADA a ver comigo hahaha. Me formei em TI só para ter uma ideia.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre é assim, mas é só fazer uma segunda graduação. :)

      Excluir
  3. Oi, Adriel! Fui descobrir o quanto gosto de Comunicação só depois de ~grande~. Prestei vestibular pra Letras exatamente por amar escrever mas não rolou. Aí eu percebi que não precisava ser formada em Letras ou Jornalismo pra expor minha idéias (ooooi, blog). Mas paro e penso e lembro do quanto meu sonho era trabalhar em uma Editora... tipo a Abril, sabe?
    Não dá pra saber o futuro, né? O negócio é fazer o que é possível e tentar tirar o melhor proveito das oportunidades que a vida nos dá.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adriel! E quem disse que você já não tá tendo sua chance como jornalista?
    Seu blog já é uma espécie jornalismo, e quem sabe você não vá ser jornalista mas na área de direito?
    Existem muitas possibilidades a serem exploradas. Não é porque você está cursando direito que você vá ser Advogado e ponto.
    Pensa nisso!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim. eu só fechei as portas por enquanto pras certas pessoas daqui. :)

      Excluir
  5. Oi "Adri" :D Antes de tudo, deixa-me agradecer-te as palavras. Achei mega curioso o facto de me teres apelidado de "Mig". Adoro :D ahah
    Quem me dera viver no Brasil, acredita. O frio e o mau tempo de Portugal, agora em pleno inverno, aborrece-me imenso porque dificulta poder fotografar de forma conveniente para o blog. Só vale mesmo pelo facto de podermos usar roupas com maior textura... :P

    Em relação aos meus pais, eles agradecem. De facto, fazem-me acreditar que o "para sempre", sempre existe :)

    É incrível como o mundo dos blogs nos faz conhecer pessoas mesmo idênticas a nós. Sonhava tirar o curso de Direito mas tenho o sonho de jornalismo também ao lado, daí ter vinculado grande parte do meu tempo ao blog que, parecendo que não, em tudo se assemelha com a área da comunicação no seu sentido lato!

    Nunca desistas dos teus sonhos :)

    NEW REVIEW POST | Oriflame Milk & Honey Gold: Hand & Body Cream
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  6. me vendo nesse post hahaha no segundo ano do ens medio minha maior vontade era letras e jornalismo. prestei uma das duas? nada disso, me formei em odontologia hahahah aí, um ano depois, crio um blog. vai entender ;)

    boa sorte aí nas suas duas escolhas. seja no direito, seja no jornalismo. uma de certa forma acaba auxiliando na outra né? beeeijo! :*

    ResponderExcluir
  7. Espero que tenhas muita sorte na concretização dos teus desejos e dos teus bons sonhos,feliz e abençoado mês de Janeiro para ti,fica bem!! http://nasnuvens29.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Poxa, Adriel, que pena te ver desenganado com essa profissão, apesar da tua paixão por Jornalismo /: realmente, é bastante triste essa falta de reconhecimento, mas eu diria pra você buscar sempre estar em contato com a comunicação, mesmo não trabalhando com. Acho que o blog é uma maneira bem interessante de fazer isso, não?
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uma vez ouvi um frase na aula de filosofia que era mais ou menos assim: "quando se gosta do que faz, nunca se tem que trabalhar". Ou seja, se você saiu do Jornalismo era porque Deus preparou algo melhor pars você, algo pelo qual você vai se apaixonar e, não importa pelo que passar, vai continuar tentando e sem querer desistir...
    P.S.: Meu sonho é Direito também :)

    www.somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se joga no Direito, Mari! curso muito bom que tbm pode te abrir várias portas! :)

      Excluir
  10. Te entendo. Se eu fizesse uma segunda faculdade, com certeza seria jornalismo. Tb tenho paixão pela escrita. Adorei seu post!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça, Camila! eu acho que minha segunda graduação será nessa área. :)

      Excluir
  11. Adoro o jornalismo mesmo. Acho que, se o Direito tem te conquistado, você poderia seguir por ele, mas sem abandonar completamente sua grande paixão que é o jornalismo, apesar de tudo. De qualquer forma, sucesso na carreira que decidir seguir. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriel, eu sou jornalista e sei como é duro. Acho que você está certo em buscar alternativas, em tentar descobrir uma profissão que te traga satisfação e felicidade. Cada um sabe a dor e a delícia da sua própria profissão, né? Boa sorte nessa busca!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que tenso isso! Deixar o que a gente gosta por falta de caráter dos outros. Espero que você se dê muito bem em Direito e que um dia possa exercer Jornalismo de alguma forma, haha. Eu amo Publicidade e Propaganda e vou ter que fazer ouro curso, pois PP não tem aqui na minha cidade e eu não tenho como morar fora. :/
    Mil abraços, http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não comecei nenhuma faculdade ainda pelo fato de querer cursar jornalismo, tenho uma paixão enorme por escrita e jornalismo, espero esse ano começar!
    asoonhadora.blogspot.com
    legal aqui!

    ResponderExcluir
  15. Oi querido, tudo bem ? Espero que sim!
    Direito também enche meus olhos mas eu ainda não me arrisquei, talvez gostária de ser Juiz, mas em um pais como o nosso onde a criminalidade ainda lateja tão forte, infelizmente não tenho a coragem de me arriscar. Penso em Medicina, essa sim enche meus olhos!
    Eu acredito que se o Jornalismo é mesmo a sua paixão, persiga intensamente! Grande Abraço e Sucesso!.
    gislei.com

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente o mercado de trabalho tem muito disso, o importante e o exemplo lindo que você passa é que você demonstra continuar determinado, você mudou seus planos, mas não desistiu dos seus sonhos. E o futuro a Deus pertence, te desejo tudo de melhor na vida <3
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  17. Que coincidência! Minha paixão também é a Comunicação (e um dia ainda farei o curso), mas formei em Letras :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem quase tudo a ver, se tu fez graduação ao invés de licenciatura. :)

      Excluir
  18. Eu já passei por algo parecido na área de tradução, então te entendo. Espero que consiga trabalhar com jornalismo no futuro em um lugar legal.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  19. A área de comunicação é uma delícia, também amo, mas a gente sofre muita ingratidão mesmo e somos muito desvalorizados :/ Eu formei em publicidade e no momento estou desempregada e só trabalhando de freela e não sei fazer outra coisa e nem sei qual outra coisa gostaria de fazer então por enquanto continuo onde estou. Que bom que vc está se apaixonando aos poucos por direito :) Como se diz, não precisa necessariamente fazer o ama, mas amar o que faz. Parece a mesma coisa, mas é diferente :)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim. se eu não estivesse gostando, acho que teria largado ainda no 1º período. sou meio radical. :D

      Excluir
  20. Antes de cursar direito eu ia fazer jornalismo, mas acabei desistindo porque não tinha muitas opções de emprego por aqui, sabe? Sinceramente ainda não me vejo trabalhando com o direito, mas como você mesmo disse, do futuro a gente não sabe né? Quem sabe o que pode vir?! Beijosssss e que seu aor por direito aumente cada vez mais e que você possa sim se tornar um promotor de justiça!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Adriel.
    Eu não entendo nem de uma área nem de outra, por isso não vou opinar. Mas espero que dê tudo certo na qual você seguir. Eu já trabalhei para um patrão tão ruim também, nunca recebia no dia, só vinha com desculpas e até me chantageou uma vez. Hoje graças a Deus trabalho em uma financeira a quase 11 anos já e amo meus patrões. Eles respeitam o funcionário acima de tudo e isso é o que importa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Helloo, Christian! Tudo numa nice?!
    Cara, eu já tinha vindo aqui no seu blog rapidinho e achei lindo esse cabeçalho, só estava atolada e desorganizada e acabei não comentando aqui. Mas hoje estou aqui.
    Eu não entendo das áreas que você explicitou, faço Letras então o meu curso não tem muito a ver - apesar de que tenho colegas de direito que cursam Letras Inglês. Meu primo é viciado em Jornalismo e quer fazer o curso na universidade, ele tem muitos sonhos e a paixão dele é exatamente a mesma que a sua.
    Eu não trabalho ainda, meu pai só quer que eu estude por agora, então não sei bem sobre patrões, mas o que você relatou me deixou um tanto embasbacada. É melhor deixar mesmo tudo seguir em seu tempo. Acredito que você tem que se dedicar mesmo as duas coisas, mas pode enfocar no Direito por enquanto visto que os frutos ainda não apareceram devido a situação com o patrão.
    Te desejo sucesso, muitão.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Adriel! Você disse uma coisa muito bacana no seu post que eu sempre levo na minha vida: "No momento certo, as portas certas se abrirão". Acredito muito nisso.
    O importante é fazer o que gostamos.
    Que esse ano seja maravilhoso pra você!
    Beijos!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa, você cursando direito e eu praticamente acabei de desistir do curso, no primeiro período, era insuportável para mim, eu sou da área de comunicação, passei no vestibular e começarei a cursar Cinema e Audiovisual que é meu sonho, eu acho que quando se é jovem, se tem certo apoio da família, não paga contas, como é meu caso, vale a pena sim se jogar, arriscar, lutar, batalhar para ser reconhecido na profissão que almeja e sonha, não consigo imaginar minha vida dentro de uma caixinha, num escritório ou lendo papelada atrasada de anos entende? Eu vou em busca do meu sonho, o futuro é algo que ao mesmo tempo que encanta me dá certo medo, mas o futuro é o futuro, vou buscar fazer por mim agora, na faculdade, cursos para me profissionalizar ainda mais, estágios, enfim, minha parte eu vou fazer.
    Muito bom o seu texto, espero que seu verdadeiro sonho, de trabalhar e ser reconhecido na área de jornalismo se torne realidade, um dia, e que esse dia seja em breve!
    Estou seguindo e adorando o blog.
    Abraços.
    Tenho um blog que fala sobre filmes, series e livros. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Já pensei em fazer jornalismo, mas mudei de ideia. Também acredito e espero que na hora certa as portas certas se abrirão. Ótimo post!
    http://virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriel! Prazer, eu sou a Grazi!
    Então, como começar? Adorei o seu blog e me identifiquei com você!
    Eu amo Jornalismo, amo comunicação. Digamos que esta é a área da minha vida.
    Eu quero de desejar boa sorte, se é isso que você escolheu e quer para sua vida, creio que os empecilhos e as coisas ruins vão ficar para trás. Faça as coisas sem esperar dos outros, eu acredito que as coisas boas vem para aqueles que se esforçam mesmo sem serem reconhecidos! Espero que sua vida seja maravilhosa nessa área e seus sonhos se realizem!

    Beijos

    http://mylastlittlebow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu sei bem como é trabalhar muito em algo e ser desvalorizado, sério. Te entendo completamente e só te apoio nessa tua decisão! Muita gente acaba seguindo seus sonhos sem se importar se o salário no fim do mês vai bastar para pagar as contas e eu acho isso uma horrível. Ninguém consegue ser 100% feliz naquilo que faz se não existe estabilidade financeira também, porém, deus me livre trabalhar em algo apenas pelo dinheiro, né? Fico feliz que você esteja gostando do seu Curso, espero que ele só te traga coisas boas no futuro!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Milena. amar o trabalho é bom, receber salário em dia tbm. hahaha.

      Excluir
  28. Oi Adriel. Tudo bem?
    Sempre sonhei em cursar Direito, e tals. Mas por enquanto está meio complicado pra mim :/
    Adorei seu post, você se expressa muito bem, bom tanto para Direito, quanto para Jornalismo. Uma pena que você não teve esse reconhecimento todo, pois já vi que merece. Mas não desista dos seus sonhos, oque é para ser, será. Não é mesmo? E muito sucesso sempre ♥ beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  29. Creio que um dia você conseguirá unir essas duas profissões e quem sabe criar algo único?! É bem como dizem, que quando se faz o que ama, nunca vai precisar trabalhar... Sucesso! Tenha um final de semana abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nunca me interessei por jornalismo em si, mas sou apaixonada pela área de Comunicação (que engloba muitas outras coisas além de jornalismo, né), tanto que faço Comunicação Organizacional, mas infelizmente essa coisa da falta de reconhecimento é um mal que existe no mercado de trabalho de comunicação propriamente dito. As empresas sempre veem a comunicação como um gasto e não como um investimento. Isso é triste demais! Numa agência de jornalismo eu não sei como é, mas no mundo da comunicação em si isso é um fato. Mas uma coisa boa essa crise no Brasil nos trouxe: as empresas estão começando a perceber como é necessário comunicação pra que o negócio não desande!

    Espero que você um dia possa conciliar as duas profissões e ser reconhecido, porque você merece.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Tudo bom?
    O mercado de trabalho é complicado, o de comunicação então nem se fala. Tenho muitos amigos que trabalham na área e realmente não é fácil. Sou estudante de letras e quero trabalhar com editoração, com redação, com escrita e já passo por certas coisas que me mostra o quanto necessito ser valorizado.
    Mas uma coisa: ainda que você não seja valorizado reconheça o valor que você tem sempre. E mais uma coisa: NÃO DESISTA. Não enfraqueça! E desejo sucesso.

    Acabo de conhecer o blog e achei muito bom e lindo. Estou seguindo.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oii
    Nossa, eu sou encantada por direito, mas não consigo me ver cursando Direito ou exercendo a profissão para o resto da minha vida, minha paixão mesmo esta em Psicologia! <3
    Acho mega interessante o jornalismo e desejo que você consiga realizar seu sonho!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  33. Oi Adriel! Estou passeando por aqui e adorando o conteúdo dos teus posts :)
    Então, eu fiz técnico em química com o ensino médio, terminei ano passado e esse ano tenho que fazer o estágio obrigatório pra me formar. Ainda não vou fazer faculdade porque não vou ter tempo e não sei qual curso escolher. Sempre quis cursar jornalismo, mas tenho me desiludido cada vez mais. A falta de reconhecimento é grande e as oportunidades também não são muitas. É tão complicado isso, né? O fato de não saber ainda que curso fazer me frustra muito! Gosto da área de química mas não é a minha paixão, sabe? Amanhã vou prestar vestibular pra jornalismo pela UFRGS (mas só pra testar mesmo e ver como me saio), e a vontade de cursar é grande. Também penso em ter o jornalismo como uma segunda graduação, por amor mesmo <3 Quero muito ter o blog como profissão, quem sabe né?
    Boa sorte pra gente =)
    Beijos.

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
  34. Oi amore!

    Acho uma prova que você cresceu e principalmente de amadurecimento, nós sabemos que um dos maiores sonhos é trabalhar com aquilo que amamos infelizmente nossa realidade social e cultural nos priva disso.
    Também não fiz a faculdade dos meus sonhos e nem posso dizer que trabalho na área que me formei, mas não me arrependo, quem sabe amanhã quando eu tiver uma carreira e estabilidade financeira eu não faça o que eu gosto simplesmente por prazer e aí será melhor ainda! :)

    Beijosz!

    ResponderExcluir
  35. Eu fiz jornalismo e amo a profissão. Trabalho com jornal impresso, mídia que adoro :)

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  36. Estou adorando seu blog, seus textos!
    Realmente, estamos encontrando muita desvalorização hoje em dia :(
    Acho que o blog é uma ótima ferramenta pra você continuar deixando seu lado jornalista falar!
    Sobre o Direito, sou Biomédica especialista em Perícia Criminal e meu pai é advogado e amamos essa área (a da parte criminal pois a Biomedicina também é super desvalorizada), acho que você também vai gostar!
    Torço muito para que seu sonho se realize!!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vou gostar sim. eu adorei as minhas aulas de Criminologia. <3

      Excluir
  37. É muito ruim quando a gente não se sente valorizado na área que amamos, mas continue escrevendo e se atualizando sobre ela (porque quando a gente ama uma coisa, a gente nunca cansa de aprender mais) e com o tempo você vai encontrar seu caminho. :)

    ResponderExcluir
  38. Não se sentir valorizado faz a gente desistir das coisas. Já passei pela experiência de trabalho não reconhecido, sei como é. Mas, acho triste você ter desistido de algo que ama por causa disso. Porém, se encontrou outro caminho que te faz bem também, fico muito feliz. E outra, você não precisa se afastar do jornalismo só porque não exerce mais a profissão, né? Você pode continuar aprendendo com ele! :)
    Beijo!!

    lesobrinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Jornalismoooooo é minha paixão. <3
    Ainda não atuei na área, no momento estou cursando faculdade, o que está me fazendo amar ainda mais, mas espero em breve ter a oportunidade de trabalhar no ramo e ser ainda mais feliz como já sou. *--*
    Meu sonho também sempre foi trabalhar na capricho, ou todateen kkkk


    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Jornalismo não é facil de trabalhar, mas é uma profissão fácil de amar :D
    escreves o que mais gostas e tens sempre oportunidade de ver opinião de outras pessoas.
    pensa positivo :D
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

    ResponderExcluir
  41. Eu sempre gostei de escrever, mas acabei indo fazer Informática haha! Mas, o destino as vezes nos prega algumas peças e hoje trabalho escrevendo, porém, vejo que não é uma área muito valorizada, para 2016 quero buscar um outro caminho na minha vida profissional. Colocando em prática alguns projetos que tenho engavetados. Mas, que legal, que está cursando uma outra faculdade e se dando bem com o curso :) Beijos!

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook