Convivendo com a bipolaridade

terça-feira, janeiro 26, 2016

Eu não sei muito bem quando tudo começou, porque tive uma infância tranquila e bastante sociável. Somente agora, com a chegada da vida adulta, foi que eu percebi que o meu humor oscila demais, fazendo com que, em pouco tempo, eu sinta ódio ou ame algo. Às vezes isso acontece em dias e até mesmo horas... É complicado até pra explicar, sabe?

O choque com a realidade foi maior após eu decidir morar "sozinho". Não tão sozinho, porque eu dividia aluguel com uma amiga. Diante dessa "nova" vida, foi complicado aceitar a realidade da vida bipolar e ter a verdade escancarada  na sua cara. 

Eu explico.

Quando eu fui morar com uma amiga, já sabia que há um tempo ela passou por tratamento psicológico, já que foi diagnosticada com distimia (uma espécie de depressão). Após a nossa convivência, ela detectou a minha oscilação de humor e a forma como eu tratava as pessoas. Simplesmente tinha uma dupla personalidade. Não é que eu seja falso ou coisa do tipo... Eu simplesmente mudava o humor com muita facilidade, fazendo com que o mau humor e falta de paciência dominassem boa parte dos meus dias. E eu não tinha motivos pra isso.
A situação piorou ainda mais quando eu percebi que estava me afastando dos amigos da faculdade. Chegou uma época em que ninguém falava comigo, porque eu simplesmente estava horrível de chato. Tipo: uma hora eu estava todo felizinho, mas em pouco tempo odiava o mundo/universo. Também sem motivo algum. 

Com a certeza de que eu precisava de ajuda, procure alguns testes na internet e, pasme, todos eles acusaram a bipolaridade. Tive que procurar ajuda de um profissional, né?! Procurei a psicóloga de uma amiga e, após muita conversa, chegamos ao laudo: bipolaridade tipo 2. Essa é a mais leve, onde você só oscila o humor, sem entrar muito no campo depressivo.

Antes que pensem por aí que bipolaridade se trata somente com remédio, saibam que não! Algumas das formas de lidar com o transtorno, é: se alimentar corretamente, fazer algum exercício físico, dormir bem e também ser compreendido. 

Felizmente, no meu caso bastou cultivar bons hábitos e, principalmente, fazer exercício físico. Juro que a minha vida muda quando estou na academia... Passei um tempinho longe, mas espero voltar em breve, pois as coisas por aqui estão voltando a ser como no passado: eu me tornando um chato.

Se você já passou por algo semelhante (oscilação de humor constante, por exemplo), procure tratamento antes que a situação não piore e você precise viver à base de medicamento.  Mais informações à respeito desse transtorno, além de testes, você encontra aqui.

 Um beijo!

Você pode gostar também:

65 Comentários

  1. Oi Adriel, achei seu blog e resolvi dar uma conferida e já amei! Ótimo post ferinha, pessoas bi-polar é muito difícil de se-lhe dar. Acho que as pessoas com esse sintomas, tem que ter um tratamento o quanto antes. Mais convenhamos, quem nunca teve o seu momento bi-polar? kkkkkkkkk - Forte abraço querido e sucesso. :)

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir
  2. Nossa anjo que triste né?
    Tipo eu sou uma pessoa muito curiosa quando se diz a mente humana, ás vezes eu fico tentando entender como a minha mente funciona, mas ai eu paro (se não fico mais louca do que já sou rs).
    O que percebo é que basta apertar um gatilho e a nossa mente pode ter um transtorno danado, infelizmente o problema da depressão atinge muito, e boa parte é essa vida corrida e estressante que levamos, temos menos tempo para interagir com as pessoas, rir mais, e quando temos esse tempo... adivinha? Queremos ficar sozinhos.
    Ainda bem que consegue resolver esse problema sem medição, eu acho muito ruim depender de remédios, eu acho que quando se trata da nossa mente deveríamos fazer de tudo para contornar e não depender de remédios.
    E olha, nem sabia que um exercício mudava tanto uma pessoa, acho que vou ser forçada a fazer também hein. rsrs
    Bjs

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc ficar pensando demais, vai acabar pirando mesmo. hahaha. nossa mente é uma incógnita. :D

      Excluir
  3. As vezes as pessoas tratam a bipolaridade até como modinha, mas sei que é uma coisa que pode mudar drasticamente a vida das pessoas. Obrigada por compartilhar sua experiência. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriel!
    Tenho alguns amigos com bipolaridade e já conheço bem esse transtorno, mas, sabe, sempre dá pra conviver com ela. Meus amigos são felizes apesar disso e acho que é isso que se deve manter na cabeça sempre!
    Que bom saber que você encontrou algo que o faz feliz, que te apresenta melhora!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não colocar na cabeça que é doente mental é o primeiro passo pra lidar com a coisa... :)

      Excluir
  5. Oi, Adriel!
    Que barra hein!
    Uma vez, me falaram que, quando vamos morar sozinho, é quando nossos problemas aparecem.
    De início, eu também pensei que teria algum tipo de bipolaridade, pois mudava de humor muito rápido. Graças a Deus, quando fui ao médico, ele disse que não era isso.
    Achei muito legal você compartilhar sua experiência.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre fui bipolar, segundo a minha mãe. Sempre tenho meus momentos de alto e baixo num piscar de olhos. Só consegui mudar um pouco quando comecei a fotografar.
    Sempre que estou na bsd saio para clicar e isso melhora e muito meu humor.. A academia já me deixava pior rs, tinha o hábito de ficar me comparando e isso me desanimava.

    ResponderExcluir
  7. Eu já pensei que sou bipolar também, justamente por essas oscilações de humor que não acontecem só em um dia, é durante o dia. Porque, vamos combinar que não é todo dia que a gente acorda 100% de boa pra vida e tem aquele dia de merda, mas o meu problema é acordar bem, no meio do dia ficar mal, no final do dia ficar bem, tipo??? Muito no sense e isso acaba maltratando o meu corpo também, porque vou descontando tudo na comida (por isso sou louca pra fazer qualquer tipo de luta). Vou fazer como você e começar pelos testes e se apontar isso mesmo, procurar rapidamente um profissional, porque não to afim de jogar minha vidinha fora não, to muito nova pra isso, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adriel, que post maravilhoso, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas por aí que acham que só estão ficando "chatas demais". A gente esquece que as coisas podem ser um pouquinho mais sérias do que pensamos, né? Fico super feliz que a sua é o tipo 2 e com algumas coisas mais simples você já consegue resolver, e volte logo pra academia pra se sentir melhor, viu? Beijossss <3

    ResponderExcluir
  9. Oi!!

    Que bom que você já tem o diagnóstico, agora é tratar e aprender a conviver com ela. Acho que o tratamento é semelhante para a maioria das doenças desse tipo, algumas precisam de remédios, mas a maioria é necessário exercícios físicos, boa alimentação e principalmente a compreensão das pessoas ao nosso redor.
    Boa sorte!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  10. super importante este seu texto pois muitas pessoas passam por isso e não entendem o porquê! Parabéns pela disponibilidade de trazer esse assunto pra cá! Beijos!

    Renata Arruda
    feminilidades

    ResponderExcluir
  11. Eu não sei se concordo que todos os tratamentos psicológicos tenham que ser tratados com remédio, acredito que se for coisas mais simples, existem outras formas. Por isso achei muito legal quando você falou de mudar a sua alimentação e praticar exercícios. São coisas simples que as vezes a gente acha que não vão mudar nada e realmente melhoram! E tem muita gente que também passa por isso e nem faz ideia de que tem, então acredito que textos assim são muuuito importantes, pq pode até não ser isso, mas é a melhor a pessoa ter certeza! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é! as pessoas acreditam naquele lance de "esse é o meu jeito" e deixam a coisa piorar...

      Excluir
  12. Oi Adriel, tudo bom?
    Essa é a primeira vez que visito o seu cantinho e já o adorei de cara!
    Super curti a postagem sobre bipolaridade... É algo que afeta bastante às pessoas. E realmente não é só a medicação que ajuda, existem outros muitos fatores relacionados e é preciso estar cuidando de si o tempo todo. Espero que você consiga encontrar o equílibro perfeito para manter na sua vida tudo que é importante e te faz bem Emoticon grin
    Beijo grande!

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    nossa que ruim isso...
    Mas que bom que você teve essa noção em perceber, tem pessoas que não percebem e vão se auto destruindo.
    Muito legal a iniciativa em se abrir :)
    asoonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto!
    Eu nunca convivi com alguém que tenha isso, mas já ouvi falar que o parceiro deve ser muito compreensivo!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu já namorei um rapaz bipolar, era tenso hahahah
    Acho que em determinada época, acabei ficando como ele, meio instável, mas acho que foi o teor da relação mesmo. Sei que hoje existem remédios que ajudam e muito, mas entendo o quanto é foda conviver com esse transtorno.
    Espero que vc encontre o caminho que te equilibre para sempre.
    Beijos grande.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriel, tudo joia? <3

    Que legal ouvir um pouco do seu testemunho, creio que seja muito importante pra quem está passando por isso ou quem já passou e quem sabe um dia vai passar, né? É incrível como os bons hábitos são completamente importantes, né? As vezes na correria do dia-dia nem damos conta </3. Fico feliz que tenha se recuperado ♥

    beijos
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito legal este post, com certeza irá ajudar muita gente, bacana essa iniciativa!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  18. Mas realmente você tá certo... não é porque a doença está na parte psicológica que é preciso tratá-la só com remédios... exercicios físicos ajudam muito. Tive sindrome do panico por um tempo e só me curei quando comecei a sair mais, dar um basta p doença rssss!!!

    Tô seguindo vc :D
    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriel, adorei o post! As pessoas tem a mania de não levar bipolaridade a sério, acham que é frescura, mas não é. Muito bacana você compartilhar essa experiência com a gente.

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  20. Olá, Adriel.
    Nossa que coisa. Se cuida viu porque isso é sério. Eu sou mau humorada de vez em quando mas só quando não durmo direito por exemplo. Gostei da postagem e de você falar sobre isso porque incentiva as pessoas a procurarem ajuda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Essa foi a primeira vez em que me deparei com um relato de alguém com bipolaridade. Já li de pessoas com depressão, transtornos alimentares, ansiedade, mas nunca tinha visto alguém falar sobre como é conviver com esse problema. Achei muito legal da sua parte compartilhar isso com seus leitores e trazer à luz um pouco mais da sua experiência, porque as doenças da mente geralmente são negligenciadas ou tratadas como menores, né?! Sempre bom quando as pessoas se dispõem a mostrar o lado verdadeiro da história.
    http://mdisasters.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Adri, que postagem maravilhosa! Com dicas úteis e muito "abrir de olhos". Bipolaridade não é brincadeira, nada que afete o nosso bem-estar é! E foi incrível ver você compartilhando essas utilidades sobre o tema aqui!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  23. Incrível como esse negócio de bipolaridade ficou famosinho, hoje todo mundo se auto diagnostica o.o
    É terrível esse transtorno, p/ quem não conhece cê acaba pagando de doido, sei lá... Mas que bom que você não precisa de medicamentos. Nada pior que depender deles :P
    Eu fui diagnosticada com depressão quando tinha 13 anos, mas não tomo remédio não, minha mãe não deixou na época. O negócio é ir levando :D
    Que bom que você conseguiu melhorar, espero que não tenha recaídas <3
    Bjoo :**
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha lido alguem falar sobre isso, nem possuo ninguem próximo com esse problema, mas ouço de muita gente que várias pessoas passam o maior tempo na fase "euforica" não se medicam e ai tem problemas quando chegam na parte "depressiva" mas que bom que no seu caso não tem muito esse lado! (não que ser o mau humor em pessoa seja bom hahaha)
    Eu acho que tenho problemas de ansiedade, eu dou umas surtadas e hiperventilo bastante mas eu não consigo lidar muito bem com ir ao psicologo, nem quando era adolescente e tive depressão. Maas eu lido do meu jeito hahaha
    E exercicios fisicos com certeza ajudam! Estou querendo voltar pra academia esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vish! tenta se controlar, mulher! consulta com o psicólogo não é um bicho de sete cabeças. torcendo aqui pra tu nunca precisar ir. hahaha! :)

      Excluir
  25. Que bom que você procurou ajuda e não precisou de remédios! Eu tenho depressão desde os 19 anos, às vezes eu fico bem e às vezes fico muito mal. Cheguei a tomar vários remédios receitados por psiquiatras, mas o que teve melhor efeito para mim foi um remédio natural que uma outra médica especializada em medicina alternativa me receitou, até agora não tive nenhuma recaída.
    Espero que você consiga voltar aos exercícios, eles também me ajudam bastante.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  26. Achei sensacional você compartilhar isso com a gente.
    Eu devo ter algum distúrbio também, porque né...
    Mas fico feliz que esteja bem e se cuidando!
    E tenho certeza que logo estará 100% a ponto de bala.
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha. procure ajuda, Marina. não vale à pena conviver com algo ruim ;)

      Excluir
  27. Adorei você ter falado um pouco sobre seu problema. Torço muito para que você melhore, de verdade!!
    Sei o quanto é difícil essas coisas, tenho anorexia nervosa e estou conseguindo melhorar aos poucos. Também não usei nenhum medicamento, me recusei a isso, e estou progredindo bem!!
    Difícil é lidar com os comentários maldosos das pessoas né! Mas tenho certeza que um futuro lindo te aguarda!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, Caraol! que barra... vamos nos unir e torcer pra que tudo fique bem pra gnt!

      Excluir
  28. Não sabia que tinham tipos diferentes de bipolaridade! Acho que cheguei a ver uma ou outra coisa na minha disciplina de farmacologia, mas ja faz taaanto tempo :( agora partindo pra zueira, vc é de Gêmeos? haha

    beeeijo :** Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. há sim, Lô. são vários tipos, se não engano, são uns 4.

      Excluir
  29. Oi
    muto interessante o poste, bipolaridade é algo serio e legal que mudou seus hábitos para ter uma vida melhor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim. sempre bom compartilhar situações que podem ajudar.

      Excluir
  30. Olá Adriel
    Gostei muito de ler este texto, o vejo como um desabafo.
    A 3 meses eu descobri uma depressão e tentei o suicídio, não dormia mais, comecei a descontar minhas frustrações em meu filho.
    Agora com a medicação melhorei muito. Mas concordo com vc que atividade física e alimentação também tem me ajudado muito.
    Uma coisa que eu indico é a yoga, uma colega de trabalho quem me disse que era bom e vou te contar Andriel é maravilhoso.
    Faço através de aulas pelo Youtube, sozinha, mas é edificante pro corpo, mente e alma.

    Desculpe prolongar tanto, mas fiquei feliz em poder contar a vc.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, Camila. que situação... eu não sabia que yoga ajudava tanto. vou dar umas pesquisadas nas academias daqui e até mesmo no youtube. valeu! <3

      Excluir
  31. Oi Adriel,

    Achei muito legal tu abordar esse assunto aqui no blog, muita gente ainda acha que isso não é coisa séria, mas é sim. Realmente fazer exercícios ajuda bastante a gente a lidar com várias coisas, sempre que estou na academia me sinto muito bem e é como se fosse um momento somente meu, onde esqueço de tudo.

    Tenho uma amiga que eu desconfio que sofre de bipolaridade, há algum tempo ela ia em um psicólogo por outros problemas, mas não foi mais. Em algumas épocas ela se afastava do nada e também é sempre como tu descreveu, uma hora está feliz e depois fica muito irritada por nada. É uma coisa que às vezes acaba atrapalhando muito a nossa amizade mas não sei como abordar o assunto com ela, sabe? É meio complicado :/ E ela é uma pessoa que não aceita muito bem as coisas, então tenho medo de falar algo e ela ficar brava. Ela já comentou até que às vezes fica muito estressada por nada, mas parece que ela quer evitar pensar que possa ser algo mais sério. Acho que primeiro de tudo nós temos que ver que tem algo de errado e tentar mudar, né? Não tem nada de anormal nisso.

    Ficou meio grande o comentário, mas enfim, acabou meio que sendo um desabafo hahaha.

    Beijos.

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, Mari. fico triste pela a tua amiga e, a meu ver, acho que tu deveria apresentá-la a alguém que já passou por algo do tipo ou até mesmo a um profissional. se vc falando ela não entende, apresentar a realidade a ela seria uma ótima forma de ajudá-la.

      espero que tudo se ajeite por aí.

      Excluir
  32. Eu sempre tive um certo problema com questões de humor também. Exatamente como você, eu ficava numa boa e do nada já queria a morte de todo mundo. Mas eu entrava nesse campo da depressão, não queria falar, ouvir, conversar, ler, não queria nada. Queria ficar apenas sozinha num quarto escuro, na maioria das vezes, chorando. Também já passei por uma psicóloga e isso me ajudou muito. É algo sério e que precisa de um acompanhamento para não se tornar algo mais grave e descontrolado.
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    ResponderExcluir
  33. Meu namorido vive dizendo "cara, você é bipolar, não é possível" e eu às vezes chego a concordar. Se é real, não sei! Se já fui atrás, não sei também. Única certeza é que meu humor oscila repentinamente e isso quase sempre me irrita. O que mais me irrita é essa coisa "me amo agora, me odeio daqui cinco minutos".


    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho Borderline e depressão esporadicas. É bem difícil para as pessoas viverem comigo.
    Eu levo a vida bem até HAHAHA.
    Foda que hoje em dia tão romantizando todas essas doenças sem mesmo vivê-las. Juventude e o poder de jogar tudo no google.
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  35. Convivo com o transtorno bipolar todos os dias, não que eu seja, mas meu pai é bipolar não diagnosticado. Confesso que a convivência é bem difícil, já que ao meu ver a bipolaridade dele parece ser bem mais avançada. As vezes é complicado entender o que o agrada ou o que ele está odiando no momento, porque parece mudar de opinião de minuto em minuto, mas por amor a gente vai se acostumando, vai se adaptando. É difícil conviver com ele? É. Ele já buscou ajuda médica? Não e nem quer. Então a gente vai se adaptando, tentando compreender, como você mesmo diz no post dar carinho, tentar entender. Obrigada pelo post! ♥

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook