Como é o curso de Direito?

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Em 2013 eu inicie o curso de Direito sem muitas pretensões. Como eu havia saído recentemente do colegial, eu queria apenas me formar num curso superior, para poder trabalhar e juntar uma grana para estudar a graduação dos meus sonhos (que à proposito é jornalismo). 
Os dois primeiros períodos foram tranquilos, levei tudo numa boa e fiquei muito ansioso pela parte mais “dia-a-dia forense”. No início, todos me falavam que o curso ia ficar mais divertido com o Direito Penal (que geralmente só aparece no 2º ou 3 período, dependendo da faculdade). Então, esperei por isso. 
Quando chegou o 3º período, lá estava eu estudando Processo Civil, Penal, Constitucional e mais uma porrada de disciplinas. Qual a graça nisso tudo? Nenhuma! Eu simplesmente enlouquecia na semana de prova, porque era muitos artigos para estudar e milhões de folhas para ler. E aqui vai a minha dica para vida:

Se o seu curso não é voltado para a saúde e nem é licenciatura, não perca muito tempo lendo doutrinas, pois elas mais te confundem do que ajudam. E se você pegar autores diferentes, a coisa piora, pois cada um quer defender sua própria tese. No máximo, leia sempre o livro que o seu professor colocar na ementa, pois  só assim não se perderá na hora do estudos. Eu prefiro apenas anotar TUDO o que o professor fala. Absolutamente tudo, não deixando nem uma vírgula de lado. Depois é só reler seus resumos e partir para o abraço na hora da prova.

Voltando ao curso… Direito não é ruim, longe disso. Recomendo a todos. Ele agrega tanto conhecimento a você, à sua vida… Depois de estudar o Direito, você passa a enxergar melhor quais são as suas obrigações e como pode cobrar soluções para os fatos do dia a dia que, infelizmente, só aprende na faculdade. 
O que eu aprendi até agora é que o curso tem o foco principal na resolução dos problemas alheios. Se você se importa de fato com o próximo, já tem 50% de chance de gostar do curso. Os outros 50% você descobre estudando sobre qual área deseja atuar: esfera penal, civil, processual, administrativo, ambiental, internacional… 
Ao meu ver, Direito deveria ser um curso em que a gente teria de ter uma noção de sua importância ainda na escola, pois são tantas coisas gratuitas que temos direito e não sabemos. Resumo do resumo: Direito é um curso voltado para pessoas curiosas e pró-ativas. 

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook