Entrevista: conheça o escritor francês Sacha Sperling

domingo, março 08, 2015

No ano de 2009, Sacha Sperling publicou em Paris o livro “Mes illusions donnent sur la cour: roman”, (“Ilusões Pesadas”, editora Companhia das letras) que só chegou aqui no Brasil em 2011. Sim, a obra é sucesso em vários cantos do mundo!

Aos 14 anos, o narrador de “Ilusões pesadas” vaga sem objetivo pelas ruas de Paris, quase não aparece na escola, faz viagens exóticas e tediosas pagas pelos pais e troca a noite pelo dia em festas requintadas ou em qualquer outra distração. Isso inclui o consumo de álcool, tabaco, maconha, cocaína e calmantes. Sexo e paixão, vividos pelo adolescente ao lado tanto de garotas como de garotos (às vezes, ambos), também entram no pacote.

Mais surpreendente do que a história em si, é o fato do escritor Sperling ser filho de cineastas parisienses e toda a história ser baseada em acontecimentos de sua adolescência.

Como qualquer pessoa curiosa, terminei de ler o livro e me vieram diversos questionamentos. Para minha felicidade, fui atrás de Sperling, que gentilmente topou responder a algumas perguntas via e-mail.

Confira abaixo a entrevista exclusiva para o #NVCD! 💭

Adriel: Você lançou o livro “Ilusões Pesadas” muito cedo, compartilhando muita coisa da sua vida pessoal. Qual a porcentagem do real x imaginário da história?

Sacha: Se fosse para eu responder de verdade a sua pergunta, eu acho que o meu livro perderia o mistério. Você não acha? No entanto, vou dizer-lhe isso: escrevendo o primeiro livro e sendo tão jovem, se os fatos são 100% genuíno ou não, os sentimentos e emoções colocados no papel são muito reais. Não há filtros de verdade quando você escreve em uma idade tão jovem.

A: Tornar público alguns fatos da sua vida complicou a convivência com os seus pais?

S: É claro que mudou o relacionamento com os meus pais. Mas você sabe que eles são diretores de cinema… Eles também contam histórias, a sua própria história. Eles me entenderam. Eu acho que naquele momento, mais do que qualquer momento da minha vida, e fiquei verdadeiramente grato por isso.

A: A história de “Ilusões Perdidas” é muito interessante e realmente mexe com a imaginação do leitor. Já surgiu alguma proposta para você gravar um filme do livro?

S: Sim, quando lancei o livro uma pessoa se ofereceu para fazer um filme. Eu estava com medo. Na época, imaginando atores e toda a minha história sendo jogada nos cinemas, foi um pouco demais para suportar. Eu era muito jovem. Confesso que me arrependo um pouco, porque a pessoa que me pediu hoje é um diretor de cinema de muito sucesso! Ainda assim, é uma decisão que requer muita coragem para fazer um filme a partir de um livro.

A: Agora… Dá aquela dica básica pra quem deseja lançar o primeiro livro!

S: Irei parecer muito chato e clichê, mas eu tenho de dizer que: acredite em si mesmo, tenha fé… Escreva todos os dias, o máximo que você puder. Como qualquer coisa, escrever é prática. Acredite no que você está escrevendo sempre.

É isso, gente! O Sacha foi um fofo e fiquei muito feliz pela receptividade nas DM’s trocadas no Twitter.

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook