Metas literárias: desde quando virou uma competição?

terça-feira, janeiro 19, 2021

Cena 1:

Você acabou de chegar em casa com um ou dois livros recém adquiridos naquele passeio ao shopping. Os autores são conhecidos, a escrita é fantástica e viciante. Não há duvidas! A leitura será fantástica, e você já preparou até um cappuccino para tomar enquanto devora mais uma história. Tudo no seu tempo, tranquilo e longe de distrações.

Cena 2:

Uma @ do Twitter atualizou a thread com mais um livro lido. Estamos em agosto e a pessoa já está em sua 42º leitura. Alguma dúvida de que ela chegará ao fim do ano com mais de 100 ao todo?

Você olha para o seu GoodReads/Skoob e está empacado naquela leitura ruim, que não flui de forma alguma. Pular para o próximo da lista está fora de cogitação, pois você não é desses. O tweet da @ te faz ficar triste e se sentir inútil, já que não conseguiu passar da 5º leitura.

12 livros é um ano? Isso se tornou uma piada para você!

Se identificou com alguma das cenas? Infelizmente, a segunda é bem comum para os meus amigos e pessoas que acompanho na internet. Na pandemia, a coisa ficou ainda pior. Muita gente não consegue focar em uma leitura, pois o ministro da saúde está logo à frente, na tv, falando besteira ou o presidente do país acabou de tuitar mais uma asneira.

Você abre o seu Instagram para ver os stories de alguém e o perfil literário está criando um clube para ler 2 ou 3 obras num único mês. Mas, espera aí! Como eles conseguem? Há algo de errado com você, só pode! Como não finalizou ainda aquele romance água com açúcar da Sophie Kinsella ou Marian Keyes?

Senta e relaxa aí, meu amado. Vim do futuro te dizer algumas coisas!

1º: Ler nunca foi (ou não deveria ser) uma competição. Quando pegamos em um livro, a ideia é focar no prazer em adquirir conhecimento ou mergulhar no mundo criado pelo autor.

2º: 100 livros lidos em um ano não significa qualidade. Quem garante que todas as obras foram boas? Às vezes, suas 5 leituras te trouxeram mais alegria e prazer do que as centenas que a @ leu. Tem gente que posta só pra se gabar mesmo!

Se ler se tornou uma competição, ninguém me contou. E se vier me contar, deixarei claro que nessa disputa não me cabe. Sem saco para ser pressionado por um hobby que me traz paz, me acalma…

Sendo assim, leia no seu tempo, no seu ritmo. Uma página por dia, um capítulo por semana, um livro em 2 dias, 1 livro em um mês. O tempo nunca foi e nem será mais importante do que a experiência em se jogar na história e viver os problema dos personagens.

Só para constar: coloquei no meu perfil, no GoodReads, que a minha meta para este ano são 12 livros, 1 por mês. Obviamente, sei que o total será bem mais do que isso. Mas não quero entrar nessa de estipular quanto devo ler. Pra quê? Não preciso disso! 🙂

Ler nas horas vagas, para mim, é um hobby, não uma competição! Estipulo tempo só para leituras que envolvem o meu trabalho, pois esse, sim, não espera e requer atualização de conhecimento com muita frequência. Você deveria fazer o mesmo! 😉

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook