Dica de Livro: Não Quero Um Amor Meia-Boca (2016)

quarta-feira, setembro 07, 2016

IMG_3269

Se você é uma mulher romântica, certamente irá gostar deste, que é o segundo livro do jornalista, escritor e blogueiro Ricardo Coiro. Ele é conhecido por suas colunas em sites como Casal Sem Vergonha [foi aqui que o conheci], Superela, Entenda Os Homens, entre outros. “Não Quero Um Amor Meia-Boca” reune crônicas sobre relacionamentos amorosos, inspirados na longa relação do escritor com sua atual namorada. A obra, que saiu este ano pela editora Schoba, reune publicações das colunas dos sites onde o Ricardo escreve e também textos inéditos.

Muito bem escrito, o livro é um prato cheio para as românticas, mas pode ser perigoso para aquelas que costumam idealizar demais, por ser de conteúdo romântico ao extremo. Nesse caso, acredito que pode acabar deprimindo um pouco quem está na bad. É que as crônicas ilustram como deveriam ser os relacionamentos amorosos na prática para dar certo, e o autor, em suas declarações para a namorada, se revela um verdadeiro príncipe encantado, desses que todos nós sonhamos em nossas vidas. Não há como não sentir uma pontinha de inveja da namorada dele.

autor_ricardo_coiro_pb

Confira abaixo um trechinho extraído de uma crônica:

Hoje, por experiência própria, afirmo: quase nunca acontece como nos filmes! Percebi que para deixarmos o amor surgir, em muitos casos, precisamos dar tempo e chances para que o outro nos mostre o quanto está disposto a se adaptar e a revelar as nossas imperfeições. Saca? E não existe coisa mais bonita do que perceber que, para ficar perto de nós, o outro aprendeu a aceitar e, até, a admirar as nossas imperfeições e tortuosidades.

O livro não fala de relacionamentos perfeitos. Fala sobre relacionamentos que dão certo porque o casal se empenha junto em encontrar a dinâmica perfeita para os dois. Não existe uma fórmula que se aplique aos relacionamentos perfeitos e sabemos disso, porque cada pessoa é diferente. Portanto, cada casal será diferente e precisa se empenhar junto para fazer as coisas darem certo.

IMG_4040

O livro é dividido em blocos de crônicas agrupadas por tema. Ao início de cada bloco, há uma página com um pensamento extraído da conta @TiposDeNatty no Instagram. Outro fato interessante é que o título da crônica que abre o livro é o mesma da que o encerra. São escritas sob olhares diferentes: a primeira relata o início de um relacionamento, com todas as expectativas e idealizações; a segunda relata o término de um relacionamento, com todas as frustrações e uma dura despedida. É como se as crônicas que estão entre estas duas, a do início e a do fim, relatassem tudo sobre o que acontece em um relacionamento, em todos os aspectos.

Vale a pena ler “Não Quero Um Amor Meia-Boca”. Apesar de ser um livro claramente direcionado ao público feminino e heterossexual, acredito que possa ser apreciado e entendido de maneira universal, por pessoas de todos os sexos e orientações sexuais.

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook