Dica de Livro: Não Quero Um Amor Meia-Boca (2016)

quarta-feira, setembro 07, 2016

IMG_3269

Se você é uma mulher romântica, certamente irá gostar deste, que é o segundo livro do jornalista, escritor e blogueiro Ricardo Coiro. Ele é conhecido por suas colunas em sites como Casal Sem Vergonha [foi aqui que o conheci], Superela, Entenda Os Homens, entre outros. "Não Quero Um Amor Meia-Boca" reune crônicas sobre relacionamentos amorosos, inspirados na longa relação do escritor com sua atual namorada. A obra, que saiu este ano pela editora Schoba, reune publicações das colunas dos sites onde o Ricardo escreve e também textos inéditos.

Muito bem escrito, o livro é um prato cheio para as românticas, mas pode ser perigoso para aquelas que costumam idealizar demais, por ser de conteúdo romântico ao extremo. Nesse caso, acredito que pode acabar deprimindo um pouco quem está na bad. É que as crônicas ilustram como deveriam ser os relacionamentos amorosos na prática para dar certo, e o autor, em suas declarações para a namorada, se revela um verdadeiro príncipe encantado, desses que todos nós sonhamos em nossas vidas. Não há como não sentir uma pontinha de inveja da namorada dele.

autor_ricardo_coiro_pb


Confira abaixo um trechinho extraído de uma crônica:
Hoje, por experiência própria, afirmo: quase nunca acontece como nos filmes! Percebi que para deixarmos o amor surgir, em muitos casos, precisamos dar tempo e chances para que o outro nos mostre o quanto está disposto a se adaptar e a revelar as nossas imperfeições. Saca? E não existe coisa mais bonita do que perceber que, para ficar perto de nós, o outro aprendeu a aceitar e, até, a admirar as nossas imperfeições e tortuosidades.

O livro não fala de relacionamentos perfeitos. Fala sobre relacionamentos que dão certo porque o casal se empenha junto em encontrar a dinâmica perfeita para os dois. Não existe uma fórmula que se aplique aos relacionamentos perfeitos e sabemos disso, porque cada pessoa é diferente. Portanto, cada casal será diferente e precisa se empenhar junto para fazer as coisas darem certo.

IMG_4040


O livro é dividido em blocos de crônicas agrupadas por tema. Ao início de cada bloco, há uma página com um pensamento extraído da conta @TiposDeNatty no Instagram. Outro fato interessante é que o título da crônica que abre o livro é o mesma da que o encerra. São escritas sob olhares diferentes: a primeira relata o início de um relacionamento, com todas as expectativas e idealizações; a segunda relata o término de um relacionamento, com todas as frustrações e uma dura despedida. É como se as crônicas que estão entre estas duas, a do início e a do fim, relatassem tudo sobre o que acontece em um relacionamento, em todos os aspectos.

Vale a pena ler "Não Quero Um Amor Meia-Boca". Apesar de ser um livro claramente direcionado ao público feminino e heterossexual, acredito que possa ser apreciado e entendido de maneira universal, por pessoas de todos os sexos e orientações sexuais.

Você pode gostar também:

12 Comentários

  1. Apesar de não ser muito romântica quero ler porque reconheço o talento do autor. E sempre que posso leio seus textos pela internet ^^

    ResponderExcluir
  2. Não conheço muito o trabalho do Coiro, mas ele é colunista em diversos sites para os quais também escrevo e já fui testemunha da sua simpatia e entrega ao que faz com tanto sentimento em diversas situações. Não sabia dessa obra dele, mas achei a resenha um encanto, com balanceamentos belíssimos e necessários e fiquei curiosa para conferir. O bacana é que esse 'romantismo' parece estar muito atrelado a quesitos basilares como lealdade, amizade e afins, o que acaba por ser um realismo acima de tudo, demonstrando também o que é valorização e que a realidade não deve ser atrelada a comodismos e a relações não saudáveis apenas por temores de que "a maioria seja assim". Adorei esses pontos principais e a forma como destrinchou na postagem. Parece mesmo ser bem bacana!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a premissa do livro maravilhosa, gemt! Apesar de eu viver na bad romanticamente, eu ainda adoro um livrinho cheio de açúcar pra sonhar com utopias de amor HAHAHAH Além do fato de ser apaixonada por crônicas *-* já quero!

    BEIJO
    BEINGHELLZ.COM

    ResponderExcluir
  4. Só o título do livro já me conquistou! De cara!
    Acho que resume meu pensamento sobre o amor e tudo o que envolve esse assunto.
    Fiquei muito curiosa mesmo pra ver.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor e já curti o livro pelo título. Até porque de meia-boca o ideal a gente é tentar não fazer/nem aceitar nada na nossa vida. E só pude concordar com a sua observação dos relacionamentos, empenho em fazer dar certo é fundamental!!

    beeijo :*

    ResponderExcluir
  6. GEEENTE, que amor de livro. Fiquei encantada com tudo nele! E esse quote da foto, é lindo demais <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. O livro é encantador mesmo, Thayse.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo, Lorraine!
    De meia-boca, o ideal é a gente tentar não fazer/aceitar nada na nossa vida.
    Obrigado por reforçar a ideia do post e do livro :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Vale a pena ler para matar a curiosidade, Thais rs :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Excelentes observações, Vanessa!
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  11. Os textos dele são um deleite, né Clayci?! :)

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook