Como fazer o seu blog crescer?

terça-feira, abril 26, 2016

Amiga, se tu chegou aqui achando que encontraria truquinhos pra bombar o teu blog, já te aviso pra procurar outro post porque eu também tô na luta pra virar uma it blogger. (Na verdade, a Thami fez um post mó legal sobre o sucesso na blogosfera!)


A verdade é que a maioria das pessoas estão loucas e correndo atrás de fama virtual, como se isso implicasse no fim de todos os seus problemas. Não é difícil encontrar na rua, faculdade, trabalho ou até mesmo em casa alguém que queira ganhar dinheiro fazendo qualquer coisa na internet. O problema é que: geral não faz algo autêntico; sempre é aquele Ctrl + c e Ctrl + v dos infernos.


Mas vamos lá ~tentar~ desvendar os “mistérios” da fama de um blog bombado!

blog

Não queira fama

Eu não sei o segredo do sucesso da Kéfera no Youtube, tampouco o da Camila Coutinho na blogosfera, mas analisando o conteúdo de ambas, cheguei à uma conclusão: nenhuma começou querendo fama. Então, esse é o primeiro passo: não criei um blog pensando nos jabás.


Deve ser ótimo ficar em casa escrevendo resenhas de produtos, ganhando dinheiro pra participar de eventos e bla bla bla. Mas, as coisas na blogosfera não funcionam assim: não é uma “profissão” que te dá estabilidade financeira e garantia de um futuro lindo.


Por exemplo: você pode criar um blog hoje e ficar trocentos anos com ele, sem adquirir fama (meu caso!), mas a sua coleguinha pode criar também um cantinho virtual e virar a nova sensação da internet, mesmo fazendo posts bostas. Então, pra não se frustrar querendo fama, faça apenas por amor. Se o reconhecimento mundial vier, você pode apenas remexer o bumbum e dançar ragatanga.



sucesso blog


Faça posts interessantes

Há pessoas que acreditam que um blog legal é aquele com “dicas pra isso e aquilo”, “5 passos pra ser menos trouxas” e zZZZzzzzzzROINC. Ao meu ver, pra fazer sucesso, o blog tem de ter um conteúdo interessante e pessoal. Então, se você quer que o leitor volte no teu cantinho, compartilhe um pouco da tua vida, as tuas experiências... Deixe de lado aqueles posts água com açúcar e se aprofunde em algo novo, divertido e útil (mesmo que seja pra alegrar os outros passando vergonha, o que é o meu caso!).


Voltando novamente à Kefera e a Camila Coutinho: ambas começaram compartilhando a opinião delas sobre coisas do dia a dia (uma sobre as tretas de uma jovem-adolescente e a outra sobre o mundo da moda). Ou seja: geralmente quem as acompanha, está interessado mais no que elas têm a dizer sobre suas vidas do que dicas de produtos e bla bla bla.


Resumo do resumo: atualize o seu blog sempre com amor, sem esperar o sucesso. Infelizmente, nem todo mundo que tem um cantinho legal e interessante terá sucesso, logo, devemos nos acostumar com isso e seguir em frente.


 Um beijo!

Você pode gostar também:

33 Comentários

  1. Ótimas dicas, Adriel! Muita gente cria um blog só para ter fama e quando vê que não é assim tão fácil, acaba desistindo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! É muito isso, voltei com a ~~vida de blogueira~~ há uns dois anos e meu blog ta lá, humilde com poucas visitas mas nesse tempo já vi vários blogs surgindo e em uma semana: PÁ, SUCESSO! Acontece...
    E o principal é fazer por gosto, né? Não improta se fulano deu sorte e você não... como você disse, não da pra fazer só querendo fama ou só pensando em conteudos iguais porque 'é o que faz sucesso'.

    Gosto muito do meu próprio blog e AMO quando as pessoas comentam de verdade sobre o que escrevi. Me deixa feliz.
    Não quero um blog super famoso pra ter só comentários de 'ai que legal/que lindo/amei'.

    Aproveitando: adoro seus conteúdos!

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Falou e disse. Sem pretensão de ser famoso, quem sabe a gente fique. O desespero pra tentar ser it termina estressando e dando desgosto. O melhor é se divertir :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei de ler o post da Thami e concordo com a parte de não ter pretensão de ser famoso. Eu estou na blogosfera há 12 anos entre idas e vindas e nunca me importei com isso de ganhar dinheiro, o blog para mim é mais uma necessidade de dividir um pouco do que estou passando com os outros e os blogs que gosto de acompanhar também seguem esse mesmo estilo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  5. Amor é sem dúvida a parte mais importante! Sem essa parte é impossível se divertir com o blog e fazer posts cativantes daqueles que fazem querer voltar para ler mais.

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas. Redundantemente falado, "começar do começo" é sim a melhor opção. E o começo implica muito estudo, muita luta e pouco reconhecimento. Prefiro falar de conteúdo que eu gosto do que entrar na modinha só para repetir o que outros blogs estão falando. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Em todos esses anos de blog, cheguei a conclusão de que já se foi o tempo em que se criava blog para ser famosa/ganhar dinheiro, e olha que isso nem faz tanto tempo assim, mas hoje as pessoas procuram mais conteúdo, mais arte e procuram estar mais perto dos seus digitais influencers, ao invés de buscar por dicas de compras até porque, a crise tá aí né?

    ResponderExcluir
  8. Olá ~
    Eu já tive vários blogs e muitos deles "bombaram" mas infelizmente as pessoas estão ficando preguiçosas demais para lerem postagens, mesmo se o blogueiro faça uma postagem supeeeer legal e supeeeer informativa, as pessoas (em geral) estão preferindo youtube e coisas que eles não tenham que ler, infelizmente :/ Claro que nem todas as pessoas são assim, mas a maioria das pessoas estão ficando.
    Eu gosto de produzir algumas dicas como: sair do tédio, não ser uma garota tumblr -q Acho legal descontrair e até mesmo fazer debates, meio que é um jeito de abrir seus pensamentos e buscar informações de outras pessoas.
    Amei a postagem *-*


    Chu ~
    ♡ Buquê de Flores ♡ ~ ❀ Jardim Secreto ❀

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post e concordo com tudo, tudo mesmo.
    A maior parte das pessoas cria o blog pensando no que pode ganhar com isso (financeiramente) e não nas experiências que vai trocar, em ter seu cantinho para se expressar.
    Acho que o mais importante é o amor e o carinho que você dedica ao blog.

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  10. Realmente tudo isso é verdade. Dedicação é o essencial, fazer aquilo que se gosta sempre esperando apenas você se sentir bem.
    Beijoos.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá <3
    Pois é, concordo com todas as dicas. O segredo de um bom blog é fazer com gosto, com amor, sem tornar aquilo uma obrigação (mesmo sempre tratando com responsabilidade). Infelizmente não é todos os blogs que conseguem a tal fama, mas não signifique que ele não tenha tantos leitores, o que na minha opinião é também uma forma de fama... e que se conquista mais fácil.

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
  12. Blogar por amor é o mais importante né <3 Depois disso, se vier reconhecimento$$ beleza, senão você está fazendo porque gosta então já valeu a pena :)

    Um beijo,
    Quase Mineira | FB do blog

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriel! Eu vou colocar mais uma coisa aí...sucesso é completamente relativo. Então quando vejo esses posts de como ser um blogueiro de sucesso e etc eu fico preocupada porque acredito que se eu consigo me divertir com meu blog já estou sendo muito bem sucedida... Eu adorei seu texto! Mesmo! O importante é ser autêntico, pesquisar sobre aquilo que queremos falar para não falarmos bosta e enjoy it!

    Um beijo!!
    Aline
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriel!
    Gostei muito do seu post.
    Menino, hoje em dia, 99% das pessoas criam blogs pra "ganhar" coisas. Como se fosse fácil.
    Eu criei o meu pra ser um cantinho onde eu possa falar minhas loucuras e opiniões sem medo de ser feliz.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Como sempre ótimos posts!!
    Concordo em tudo o que você disse, não dá pra gente ficar esperando a fama, se for pra ser vai ser. Acho que esse trecho resume tudo:
    "Então, pra não se frustrar querendo fama, faça apenas por amor. Se o reconhecimento mundial vier, você pode apenas remexer o bumbum e dançar ragatanga."

    Com certeza o nosso blog tem que ter algo pessoal, eu também acho muito mais legal e interessante visitar um blog que fala sobre a vida da pessoa do que só produtos que eu nunca vou testar HAHAHAHA
    E passar um pouco de vergonha pra entreter os leitores é muito dahora haha!
    Boa sorte pra nós e que um dia possamos dançar ragatanga sendo rhycos com nossos blogs, amém! <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post. Fama vem como o reconhecimento do trabalho bem feito, e eu acredito nisso. Lembro de passar noites acordado criando conteúdo só pra deixar o blog todos os dias atualizado!
    Abraçooos :) E já estou de volta com o blog♥

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir
  17. siiiim. essa questão do sucesso vai da cabeça da pessoa. se ela tá bem com a qualidade dos posts/leitores/visita, isso implica que o blog tá ok.

    ResponderExcluir
  18. infelizmente, né? tem gente que faz até um conteúdo bacana, mas só pensa na fama. =/

    ResponderExcluir
  19. awwwn, que linda! <3 super concordo contigo: é mil vezes melhor comentários sinceros do que o "adorei, bjs!". <3

    ResponderExcluir
  20. exatamente. mil vezes melhor fazer por amor e se divertir do que se frustrar por bobeira.

    ResponderExcluir
  21. tem público pra tudo, né? tem os baba ovo que querem só puxar saco, mas tbm tem aqueles que querem conteúdo de verdade…

    ResponderExcluir
  22. comigo funciona da mesma forma, Bianca. tenho o cantinho como uma forma de melhorar meu humor e bla bla bla.

    ResponderExcluir
  23. isso, isso, isso. é notório quando a coisa é feita de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  24. e se a gente não souber falar de nada, conta as tretas da vida (meu caso!). hahaha.

    ResponderExcluir
  25. então, Karol… tem como a gente dar dicas, mas de um jeito bem pessoal, né? esse é o lance do diferencial que eu me referi.

    ResponderExcluir
  26. isso! as experiências que trocamos nos comentários é melhor do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  27. se vier um reconhecimento através de dinheiro, ótimo. se não, não.

    ResponderExcluir
  28. tu falou bem interessante… reparei ultimamente que os maiores blogs não têm comentários e uma boa interação leitorxblog como os pequenos.

    ResponderExcluir
  29. AAAH! Obrigada por ter mencionado meu post aqui <3
    O primeiro passo está super bem escrito mesmo, mas é difícil as pessoas levarem ele a sério né? Não adianta falar que ninguém entende. Tem que fazer por amor, não por dinheiro. Tem gente que fica me perguntando "Por que você perde tanto tempo com seu blog se ele nem te da dinheiro?" cara, eu gosto, me deixa, eu ein. Cada um tem um gosto peculiar, não é mesmo? Meu gosto peculiar é "perder tempo" com o blog, porque eu amo escrever, amo criar conteúdo, amo todo esse mundo da internet aqui. Conheço blogueiros incríveis e quero continuar aqui <3 to aqui desde os 10 anos de idade, não vai ser agora que eu vou sair, afinal é uma coisa que de certa forma me faz bem. Fazer posts interessantes depende muito do público mesmo. Tipo, se uma pessoa postar esses "5 passos pra ser menos trouxas" der visualização, então quer dizer que o público daquele blog gosta daquilo né, então... O jeito é produzir mais por essa linha mesmo e tal, MAS não é só pra agradar o leitor, é pra agradar a ambos. Leitor e autor, então tem que colocar na balança aí né? Enfim, adorei teu post! Kefera e Camila Coutinho <3 adoro as duas!!! E você também! Inclusive to adorando ver seus vídeos ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook