Resenha: A matéria dos sonhos

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Autora: Valéria Martins

Editora: Jaguatirica
Ano: 2014
Páginas: 290
Gênero: Romance

Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

O livro “A matéria dos sonhos” conta a história de Mariana, uma advogada que acabou de levar um pé no traseiro do seu noivo, que assim como ela, faz parte da high society no Rio de Janeiro.  
É difícil prever a reação de qualquer pessoa após o cancelamento de um casamento, né? Com o caso de Mariana não foi assim. Desde o início o leitor já pode esperar por uma volta por cima por parte dela, mas, ninguém contava com a presença de Alex, um guia da Chapada Diamantina, na Bahia. Ele aparece na metade da história e muda completamente o rumo de tudo. 
Em determinados momentos, o leitor é capaz de torcer por o romance de Alex e Mariana, mas, como ambos são de mundos diferentes (ela de família rica/ambiciosa e ele conformado com a vidinha pacata no interior), nada vai muito longe, pois o amor parece que não existiu. No máximo uma paixão rápida e passageira.  
Entre o relacionamento rápido de Alex e Mariana, aparece Claudia: uma cineasta completamente engraçada e determinada. Aqui vai os meus parabéns à escritora por ter caprichado bastante na personagem secundária, dando muito ênfase em sua vida. Sem dúvida alguma, as histórias de vida de Claudia são bem mais interessantes do que as de Mariana. 
Em outras palavras: a temática do livro trata justamente sobre a possibilidade da gente se reinventar, mesmo diante de todos os problemas que surgem no nosso caminho.

“É preciso encarar com alegria e entusiasmo os desafios da vida, e ultrapassar cada obstáculo sabendo que haverá outro, e depois desse mais outro, e que estamos aqui pra isso.” (pág. 95) 

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook