Exposição Agropecuária? Tô fora!

domingo, junho 07, 2015

Amo a minha cidade (aos desinformados, moro em Araguaína no Tocantins, o estado mais novo do país), acho que aqui tem muita coisa boa e problemas como qualquer outro lugar. Contudo, algumas coisas me incomodam e elas estão estreitamente ligadas à cultura daqui. Vamos por partes!

Se o país inteiro passa o ano esperando pelo Carnaval, aqui, os araguainenses esperam pelo mês de  junho, quando é realizada a tradicional Exposição Agropecuária de Araguaína. O que seria isso? Simplesmente a cidade (quase) toda deixa de ser “cidade” e o clima da roça/interior toma de conta de tudo e todos. Só se fala em pecuária, música sertaneja, cantores do famoso sertanejo universitário e bla bla bla.



Eu respeito numa boa todo mundo que gosta do evento, mas, acho desnecessário certas coisas, como fechar as principais ruas da cidade durante a tropeada/cavalgada. Que arrumem outro canto para isso! E o fedor de fezes de cavalos que ficam nas ruas? E a quantidade de pessoas bêbadas tentando dominar um cavalo?  

O fato é que eu não me identifico nenhum pouco com essa cultura de Araguaína e acho tudo tão bizarro. E olha que eu nasci e cresci aqui… 


Quem ganha mesmo com tudo isso são os empresários e fazendeiros, que colocam seus gados e vacas para leiloar e ganhar ainda mais dinheiro; quem sofre com tudo isso são os animais usados na tropeada  e o bolso do consumidor. 

Eu explico.

Para participar da Exposição Agropecuária, você tem de comprar o “passaporte” ou ingressos caríssimos para acompanhar os shows sertanejos. Os artistas são tão simpáticos que fogem dos fãs e, quando falam com alguns, é naquela educação do capeta que você até perde a vontade de procurá-los. Parece que eles acham que estão ali se apresentando de graça.

Não gosto da Exposição Agropecuária, assim como milhares de pessoas, e ainda espero por um evento voltado ao público alternativo da cidade. Ou um dia isso vai se realizar ou as poucos as pessoas vão embora da cidade por falta de festas/eventos à todos os públicos. O meu caso é o segundo! 

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook