Como é trabalhar no departamento de marketing de uma empresa?

sexta-feira, julho 11, 2014

Tenho quase certeza que muitas pessoas não dão valor àquelas propagandas que encontramos na tevê, internet, panfletos e em trocentos outros materiais. Eu entendo essas pessoas! Até outro dia eu era leigo no que diz respeito à marketing e não entendia bulhufas de nada. 
Porém, o ano de 2014 começou totalmente diferente para mim, já que resolvi sair do meu antigo emprego, onde trabalhava na redação de um portal de notícias. Fiz isso porque surgiu uma vaga no departamento de marketing da rede de supermercados de um tio, e há séculos eu queria trabalhar com isso. 
Não é fácil! A princípio, tudo parece uma maravilha, mas com o passar do tempo a gente percebe que marketing não é só sentar numa cadeira e criar. Antes de partir para a produção, é necessário realizar milhares de reuniões, apresentar pré-projeto, rezar para ele ser aprovado e bla bla bla.
Local de trabalho
No departamento de marketing onde trabalho, constantemente fazemos reuniões para definirmos qual assunto/tema trabalharemos na semana/mês e qual mídia será utilizada (internet, rádio, tv…). 
Vale ressaltar aqui que nós cuidamos da imagem de três grandes supermercados e um atacado. Ou seja: a culpa de qualquer treta que, por ventura, acontecer cairá sobre o departamento de marketing. 🙁
Ah!, a nossa sala é mais bagunçada do que a minha vida, viu?! Eu pensava que apenas minha mesa era bagunçada porque eu sou MUITO desorganizado, mas eu percebi que lá no escritório todos somos meio “largados”. Nosso foco é a tela do computador e blocos de anotação. O resto é resto! 😉
Profissionais 
Para cortar gastos, a empresa contratou seus próprios funcionários e não precisa pagar por serviços terceirados.  Sendo assim, no nosso departamento nós temos um editor de vídeo, texto, designer, produtor de spot (aquelas propagandas de 30 segundos para rádio), nosso diretor e eu, que ajudo em tudo, já que não tenho nenhuma formação específica. Hahahahaha.
Para trabalhar com marketing de empresa, além de ter uma formação, é necessário ser criativo, conhecer o público à qual vai trabalhar e, o principal, não ter uma rotina. Dificilmente você cansa do seu dia a dia , pois sempre o assunto trabalhado muda, você se envolve com novas pessoas…
Trabalhar com marketing cansa como qualquer outro trabalho. Esse ramo, em específico, deixa a sua mente bastante cansada, já que você tem que tentar entender a “cabeça” alheia, saber qual será a reação do público-alvo… 
Salário 
Sim, ganha bem! Hahahaha. Já vi pessoas lá do escritório ganharem mais de R$ 7 mil em um mês.
Geralmente o salário dos marqueteiros variam de região para região. Aqui na minha cidade, por exemplo, o salário base para esses profissionais (com formação!) é de três salários mínimos.
Enfim, ser o responsável pela alegria alheia e transmitir informação é ótimo. A cada dia me apaixono mais pelo marketing e já penso em fazer uma faculdade de publicidade assim que terminar Direito. Tudo a ver, né?! Mas é assim mesmo…  

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook