Um pouco de ética

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Texto do Bruno Luiz

Você sabe o que é ética e moral?
Alguns irão saber responder essa pergunta, outros, no entanto nem um pouco. Ética não se restringe apenas médicos, advogados ou engenheiros, pelo contrário, a ética mais importante começa dentro de nós, dentro de nossa casa, dentro de nossos relacionamentos.

Claro que, é impossível ser ético todo o tempo. Vamos baixar coisas da internet, vamos mentir, errar uma vez ou outra e por ai vai, mas o que mundo anda precisando não é de santos, e sim de pessoas conscientes, que pensem duas vezes antes de fazer algo errado, que pense no próximo, que pense no seu futuro. Afinal, como dizem, “quem erra uma, não erra necessariamente duas, mas quem erra dez vai errar onze”.

Mas Bruno, como posso ser ético em um país que os políticos roubam, há impunidade e etc?
Não podemos controlar os atos de outrem, mas temos que agir de acordo com nossos princípios sem querer justificar nossos erros porque outros fizeram iguais, pense naquilo que deseja deixar como legado, se vai ser uma vida miserável ou uma vida de superação e coisas boas. 

Poxa, você falou, falou e falou, mas ainda não disse o que quem é essa tal de ética.
Quando se decide fazer algo, levamos em conta diversos interesses que acabam por conduzir nossas ações. Através do interesse é que se pode alcançar a decisão a ser tomada. O interesse e a decisão conduzem ao que podemos chamar de valor. Praticamente todas as nossas ações se fundamentam em determinados valores, “em determinados interesses”, ou seja, toda vez que realizamos uma ação temos em mente alguma meta a ser alcançada. A orientação das ações humanas em caráter particular é chamada de ética, isto é, a reflexão sobre o modo pelo qual nos conduzimos e realizamos certas ações que, normalmente têm reflexo sobre a vida de outros indivíduos. É pelos valores éticos que podemos conduzir nossa vida de forma a contribuir para toda sociedade.

A moral é definida como um “conjunto de regras e conduta ou hábitos julgados válidos tanto para um grupo ou para uma pessoa determinada”. A moral é sempre relacionada aos bons costumes, ou seja, ás ações dos homens segundo a justiça, a igualdade e o direito de cada um. A ética se fundamenta então em valores ditos morais, que seguem na direção dos bons costumes. O caráter moral de qualquer indivíduo é definido pelas escolhas que ele realiza. Suas virtudes ficam claras nas escolhas que faz e na ação que essas exercem sobre todos os integrantes da sociedade. (Ederson Gomes Benedicto – Curso Visual 2001 ).

De fato, ética envolve uma serie de fatores, o que é estranho para mim pode ser normal para você e assim sucessivamente, porém alguns aspectos são universais.

Com a evolução rápida e o tempo voltado para o trabalho, muitos pais não têm tempo para os filhos e os mesmos acabam sendo norteados por televisão, amigos e outros exemplos, nem sempre positivos.

Para interagir com o mundo é preciso conhecê-lo tal como ele é, e conhecer os princípios éticos, praticá-los e dissimilá-los ajuda bastante nesse processo, e lembre-se, isso começa com os pequenos detalhes, como por exemplo, devolver o troco errado, bem como aquilo que não lhe pertence e sempre fazer o que é certo, sem medo que der errado.  

Por fim, não esqueça que fazemos parte de algo maior e nossas ações sempre vão ter efeito, logo tenha ações positivas para efeitos positivos, a física não erra. 

Você pode gostar também:

2 Comentários

  1. Muito interessante, bom assunto, importantíssimo tema a ser falado, parabéns pelo texto meu amigo. É muito importante usarmos os nossos blogs para falar de assuntos que envolvem valores e um direcionamento para uma sociedade melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. As pessoas criam um blog e falam sobre sua vida e coisas que ganham, mas falar sobre cidadania esquecem! :-(

      Excluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook