Dica de Livro: Sobre Garotos Que Beijam Garotos (Enrique Coimbra)
domingo, julho 17, 2016Conheci o trabalho do Enrique Coimbra em 2014, quando estava fazendo uma pesquisa no Google para encontrar livros curtos e achei no Discípulos de Peter Pan, site onde o Enrique escreveu de 2012 a 2015, um post indicando “5 livros gays para ler num final de semana”, sendo o primeiro da lista um livro seu: “Sobre Um Garoto Que Beija Garotos”. O título é diferente do que estou usando neste post porque o livro foi publicado inicialmente, de forma independente, em 2014, mas em 2015 foi relançado pelo selo Casa da Palavra, da editora LeYa, e o título foi alterado para “Sobre Garotos Que Beijam Garotos”.
Eu vinha arrastando há bastante tempo a vontade de ler esse livro, mas só em junho deste ano tomei a iniciativa de comprá-lo na Amazon, onde estava com preço mais em conta, e aproveitei as férias para ler. Li em uma semana, mas daria para ter lido em uma tarde.
Como o próprio Enrique esclarece na nota do autor, ele sentiu necessidade de escrever esse livro depois de viver mais uma aventura emocionalmente masoquista com um menino heterossexual. Ele afirma que esse tipo de relacionamento impossível, que serve como experiência para sanar curiosidades e que não define condição sexual de ninguém, são comuns em sua trajetória. Todos os personagens e situações do livro são baseados em fatos reais, mas não aconteceram somente com o autor. Vieram de amigos, desconhecidos, conversas que ele ouviu quase sem querer e experiências em aplicativos de pegação.
Não é difícil se identificar com os personagens ou com os dilemas vividos por Enzo, o protagonista. Eu, particularmente, me identifiquei mais com outro personagem, o Breno, rapaz que o Enzo conhece enquanto ainda está envolvido com Ian, o garoto heterossexual com quem ele tem um rolo complicado – com ele e mais meia dúzia de garotas, só pra constar, entre elas a Amanda, uma “amiga” do Enzo.
Confesso que não achei o livro impecável como eu esperava que fosse, mas admito que isto é culpa das minhas expectativas. Sou o tipo de leitor que gosta de ser surpreendido, mas geralmente crio expectativas demais em torno dos livros que quero muito ler, aí quando leio acabo me frustrando um pouco. Mas, voltando ao livro, apesar de ser bem escrito, achei a narrativa confusa algumas vezes. Noções de tempo e espaço não ficam tão claras em muitos momentos, mas justamente por não ficar tão claro, pode se tornar mais legal para o leitor, que se sente dentro da cabeça do Enzo. Não vai parecer que você está lendo uma espécie de diário do personagem, vai parecer que você está dentro da mente dele, lidando com os conflitos junto com ele, e isso é bem legal, ainda que seja necessário reler alguns parágrafos na tentativa de se situar melhor na leitura.
No final das contas, o livro é bacana, tem um desfecho interessante, é uma leitura rápida, nos faz refletir sobre algumas questões. Eu recomendo!
Para quem não sabe, o Enrique Coimbra é, além de blogueiro e escritor, um youtuber de sucesso com o seu canal Enrique Sem “H”. Ele até apareceu no programa Amor & Sexo, da Rede Globo. Para mim, o Henrique é, acima de qualquer outra coisa, uma inspiração! Com apenas 22 anos, ele publicou nada menos que três livros no mesmo ano, de forma independente. Precisa ser muito corajoso e determinado para isso! Ele já contou sobre essa experiência e deu dicas sobre como escrever em pouco tempo, como enfrentar procrastinação e até como se autopublicar em seus canais e nos sites para os quais escreve.
0 Comentários