Custa aceitar as pessoas como elas são?

quarta-feira, março 16, 2016

Lá estava eu assistindo ao programa da Fátima Bernardes (“Encontro”), quando a minha mãe me lançou uma pergunta: “Por que a gente quase não vê bailarinos gordos na TV?. No momento, estava se apresentando no palco um casal de ballet magérrimo.
Confesso que fiquei com esse questionamento na cabeça e, juro, filosofei comigo mesmo à tarde inteira, tentando encontrar as possíveis respostas pra pergunta feita por a minha mãe.
Preconceito? Discriminação? Como explicar a falta de transparência dos gordinhos da tv?
Infelizmente, a sociedade tem muito preconceito com as pessoas gordinhas; geralmente as tratam como os “diferentões” e até mesmo doentes. (Obesidade não está ligada à doença, mas distúrbio alimentar… Não sou do clube da medicina, mas vejo uma certa diferença.)
Divagando um pouco… Eu estou acima do peso e não tenho vergonha de admitir. Da minha maneira, tento diariamente encontrar as rédeas e me alimentar melhor, aliando ao exercício físico, claro. Mas qualquer pessoa, com um pingo de noção, sabe o quão difícil é emagrecer. O processo é um pouco longo e demorado.
Por ser um pouco gordo, muita gente me julga por as minhas escolhas. Por exemplo: quem está acima do peso não pode andar de skate. Pelo menos é isso o que a maioria das pessoas da minha cidade pensam. Mas, como eu sou do contra, há algum tempo comprei meu skate e, mesmo enfiando a cara no chão, aprendi a andar e tô por aí dando meus rolês. Só pra constar, nunca quebrei nenhum shape por causa do meu peso.
Outra coisa que vejo muito na tv brasileira são jurados criticando quem é gordo ao dançar. É claro que os magros têm mais facilidade pra realizar certos passos e não cansam facilmente, contudo, falar que a pessoa deveria estar numa academia ao invés de um palco, é só uma das formas de mostrar que há preconceito com os gordinhos sim. Da mesma forma são as novelas que sempre colocam as mulheres gordas e negras como empregadas domésticas. Tem preconceito mais evidente do que esse?
No fim, cheguei à conclusão de que boicotam tantos os gordinhos porque a tv criou um padrão: você tem de ser branco, ter olhos claros e cabelos perfeitos, além de um corpo escultural. 

Graças a Deus as coisas estão mudando, mas a discriminação com os gordos existe e tá por aí. 

 Um beijo!

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook