Precisamos conversar sobre um assunto sério

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

1,3 milhões: esse é o total de pessoas que se suicidam todos os anos no mundo inteiro. Só no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria a vida. Quer mais um fato? Pois saiba que, geralmente, os casos de suicídio não são noticiados na imprensa, pois a mesma acredita que estaria invadindo o espaço alheio e até “incentivando” essa prática. Um absurdo.

Em menos de uma semana, 2 jovens da minha cidade se suicidaram, deixando a população, familiares e amigos completamente chocados. O motivo? Simplesmente ninguém sabe! Há suspeita de que sofriam preconceito por serem homossexuais, mas nada foi confirmado. Não foi necessário eles verem matéria na televisão/internet/rádio pra chegarem a este fim. A vontade, acredito eu, simplesmente existia ali na mente deles.

Infelizmente, a imprensa daqui de Araguaína foi omissa ao não divulgar o fato acima. Se fosse algum acidente com vítimas fatais, era capaz de mostrarem nitidamente até o resto dos cadáveres. Então eu pergunto: onde está a imparcialidade/ética que tanto dizem por aí?

O suicídio é uma prática tão comum no nosso país, mas, a imprensa não noticia; não divulga algo tão importante. Não podemos simplesmente fechar os olhos, fingir que nada aconteceu e que outras pessoas também não poderão ter este mesmo fim. Vale ressaltar que eu não estou querendo que apenas informe o fato, mas também traga a opinião/dica de profissionais da área da saúde mental.

O tema “suicídio” precisa ser debatido e divulgado, pois ninguém tira a própria vida porque simplesmente está cansado e quer uma folga. Pra pessoa chegar a este ponto, sua mente deve estar doente, ferida e necessitando de tratamento. Mas, não tem como chegar em alguém e dizer “quero me matar. O que eu faço?”, se esse tipo de assunto não é abordado no nosso dia a dia.

Simplesmente ninguém debate sobre o suicídio, e sabe por quê? Por que não é noticiado e o que não é noticiado, a gente sabe que pro resto do mundo não existe. Não estou culpando a imprensa, mas… não é ela a responsável por orientar, informar e ajudar?

Outra pergunta: por que os Estados Unidos fazem questão de mostrar casos de suicídios/serial killer? Claro que não é pra incentivar, mas pra chamar a atenção da sociedade e alertar aos pais/familiares/amigos de que as pessoas podem sim ficar doentes da mente. Afinal, ninguém se mata por querer.

Enquanto a informação/orientação continua sendo segredada, milhões de pessoas estão por aí cogitando se matar, porque não viram na tv, internet ou rádio que tudo tem uma resolução, e que a morte não é o fim dos problemas.

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook