Filme: O jogo da imitação

terça-feira, outubro 20, 2015

Duração: 01h54
Ano: 2014
Sinopse: "O jogo da imitação” foca na história do homem que criou o primeiro computador do mundo, ainda na 2º Guerra Mundial. Trata-se do britânico Alan Turing, gênio matemático e nome fundamental às ciências da computação. O filme se estende aos anos posteriores à guerra, quando Turing foi criminalmente processado por ser homossexual no início da década de 1950.
O filme “O jogo da imitação” é uma cinebiografia da vida de Alan Turing, o inglês que criou o primeiro computador do mundo, ainda na época da 2º Guerra Mundial. Ele era um matemático e criptologista inglês que tornou-se bastante conhecido em Manchester, no século XX.

Em 1939, o Reino Unido declarou Guerra contra a Alemanha. Turning foi trabalhar no centro britânico de quebra de códigos, sob poder superior de um comandante. Porém, ao discordar da visão do mesmo, Turning assumiu o comando da equipe para decifrar o código nazista usado em mensagens escritas a partir da máquina Enigma. 

Havia um problema: todos os dias, às 06h, a primeira mensagem era interceptada e, a partir dessa hora, os especialistas tinham dezoito horas para decifrar o código, pois, à meia noite, o código mudavam e eles precisam começar tudo do zero. Enquanto o resto da equipe tenta decifrar o Enigma na ponta do lápis, o matemático dizia estar desenvolvendo uma máquina que poderia fazer isso de forma muito mais fácil. No caso, ele estava dando os primeiros passos na criação do computador. 
Após muita história e algumas dificuldades, o Alan e sua equipe finalizam o projeto da máquina que conseguiria decifrar os códigos com bastante facilidade, fazendo com que a Guerra fosse encurtada em 2 anos e mais de 14 milhões de vidas não fossem mortas.

Mesmo ajudando tanta gente, o Alan foi bastante criticado na época. É a partir daí que o filme muda o foco e parte pro lado pessoal. 

Alan Turing era homossexual e naquela época essa prática era crime. Por isso, ele foi condenado podendo escolher a prisão ou a castração química. Ele optou pela castração, onde teria de tomar hormônios femininos que fariam seu órgão sexual não funcionar mais e também seios começariam a crescer. 
O filme termina nesta parte informando que ele morreu em 1954 por envenenamento por produto químico (cianeto). Alguns historiadores afirmam que ele cometeu suicídio, já a mãe do Alan garante que foi acidentalmente, já que ele usava com bastante frequências esse tipo de produto. 

O que mais choca em toda a história é que em 2013 a Rainha Elizabeth I emitiu um documento “perdoando” Alan por ter sido gay. Tipo????

De verdade, se eu pudesse conversar com a Alan Turing, eu só diria: MUITO OBRIGADO. Cara, muito obrigado por ser tão inteligente e ter pensado no próximo ao criar a Máquina Turing, o que chamamos hoje de computador.

Você pode gostar também:

13 Comentários

  1. esse filme é muito bom! Assisti ele na época que estava concorrendo ao Oscar :)
    Sempre recomendo ele pra assistirem.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. Esse filme está na minha lista do Netflix há algum tempo, fiquei com muita vontade de assistir depois do seu post.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. Eu descobri agora que ele é meu herói! Sem a criação dele e não seria nada hahahahaha
    Vou procurar o filme com certeza!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já tinha ouvido falar desse filme, mas nem tinha dado muita bola para ele. Mas agora lendo a sua resenha fiquei super interessada nele, parece ser genial. Ele deve ter passado por cada uma né?! :/ Mas vou ser eternamente grata a ele pelo computador, hahah ♡ Adorei o post! Beijoos ♡

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse filme no ano passado e adorei. A história é muito envolvente. <3

    ResponderExcluir
  6. Eu achei que eles deveriam ter explorado mais a história no fim. Ficou vários pontos controvertidos. Eu mesmo fiquei na dúvida. Mesmo assim, gostei!

    ResponderExcluir
  7. É divertido e interessante. O interessante é que O jogo da imitação, em princípio, parece-II Guerra Mundial. Tem soldados, tanques, ecos de bombas, a sombra de Hitler. Avanços, percebemos que abrange mais do que um evento histórico. abrangido pela presente de nossas vidas. Alan Turing foi um herói injustamente esquecido. Turing não existiria sem Bill Gates ou Steve Jobs não teria existido. Mesmo algumas lendas atribuído à Apple Turing Wolf.

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook