Salão do livro 2015

segunda-feira, setembro 21, 2015

Sem alguém ainda duvida do poder que a leitura e os livros têm de mudar vidas, saiba que essa pessoa está muito enganada. Prova disso foi a Bienal Internacional do Livro deste ano, no Rio de Janeiro, e as trocentas feiras realizadas em todo o país.

Aqui no Tocantins, no último sábado, 19, foi dado início ao famoso Salão do Livro, um dos eventos culturais de maior alcance realizado no estado. O grande destaque deste ano foi a presença do escritor e psiquiatra, Augusto Cury, e do criador da Turma da Mônica, o Mauricio de Sousa. 
Durante a palestra, com o tema "Ansiedade – como enfrentar o mal do século", o Augusto Cury falou sobre como o ser humano deve gerenciar o pensamento. Ele foi bem categórico ao dizer que o estresse, ocasionado pelos excessos da modernidade, asfixia corriqueiramente o território das emoções. A palestra foi simplesmente incrível! 
Já o Mauricio de Sousa resolveu falar sobre o processo de criação dos seus personagens e respondeu à várias perguntas das pessoas que estavam presentes Ah! Ele deu uma palestra com o tema "A importância e o desenvolvimento da leitura", focando nos tempos atuais em que a cada dia diminui o número de pessoas que leem por hobby. 

Fora a presença desses dois artistas bem famosos no país (e porque não no mundo?!), o Salão do Livro segue até o dia 27 de setembro e ainda terá várias outras palestras. A programação completa tá aqui. 
No espaço onde está sendo realizado o evento há centenas de barracas onde a gente encontra livros de, no mínimo, R$ 10. Sério. Tem livros de várias línguas, gêneros literários... tudo por um preço bem bacana. Ou seja: vale super à pena visitar os estandes.  
Eu vi na internet algumas pessoas reclamando do calor que fazia no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. De fato estava um pouco quente devido à quantidade de pessoas e do próprio tempo do Tocantins, mas a maioria do povo que eu vi criticando (que foram bem poucas) são da oposição, já que o evento é organizado pelo Governo do Estado...

O evento foi sim bem organizado e a Secretaria de Cultura daqui do Estado está de parabéns. Queria eu companhar todos os dias o evento...

Você pode gostar também:

20 Comentários

  1. Acho que se um dia eu tiver oportunidade de conhecer o Mauricio de Sousa, eu caio pra trás durinha de tanta emoção *-*
    Sinto falta de mais eventos assim na minha cidade. O pessoal tem mais é que ficar feliz que estava calor de tanta gente que tinha... ponto para a cultura, né não? Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Uma palavra pra resumir esse post:
    I N V E J A
    Augusto Cury e Mauricio, tudo junto? Fala sério, ainda não estou acreditando que perdi.

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse tipo evento. Aqui no RJ nós temos a Bienal que até parece com algumas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui em uma palestra do Augusto Cury e posso garantir que é ótima. Ele realmente sabe o que fala e tem uma paciência invejável.

    Espero que você tenha gostado do evento. Eu adorei!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o calor lá no Salão do Livro tava ruim. Eu só fui nos horários mais frios pq já sabia o que esperar. No mais, o evento foi ótimo. Deu pra aproveitar e fazer várias comprinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os preços nem tavam miuito bons, mas deu comprar algumas coisas...

      Excluir
  6. Amigo, eu queria tanto ter ido à esse evento. Mas o meu mestrado me impossibilitou. Vendo o seu post fiquei com muita inveja.

    :/

    ResponderExcluir
  7. Só queria saber se esse post é patrocinado ou não, pq eu não vi nada disso do que você falou.

    O evento foi horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria legal se o estado me pagasse algo pra eu falar do que gosto no meu estado. :*

      Excluir
  8. E outra: um estande caiu lá e quase machucou uma criança. Faltou, dentre outras coisas, segurança.

    ResponderExcluir
  9. Eventos culturais são sempre importante e é interessante ver o estado promovendo esse tipo de coisa. Problemas sempre irão aparecer. Sempre irão aparecer também os do contra.

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook