Palavras e expressões típicas da minha região
terça-feira, março 17, 2015Sem dúvida alguma, o Brasil é um país multicultural, reunindo aqui gente de diversas nacionalidades e costumes. É claro que no mundo inteiro há estrangeiros, mas, o que quero dizer é o nosso país não tem uma cultura própria. Como fomos colonizados pelos portugueses, adquirimos hábitos de todo canto do mundo e, talvez, seja por isso que até hoje adoramos a cultura dos gringos.
Aqui no Tocantins, por exemplo, nós não temos algo que nos identifique, porque os nossos costumes é uma mistura dos nordestinos, gaúchos, goianos e por aí vai. O Estado é novo (tem 26 anos) e, pelo visto, tem muita coisa para aprender….
No modo de falar, apesar de estarmos próximos ao Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, o nosso sotaque ficou por canta dos nordestinos. É uma mistura de Ceará, Piauí, Pará, Maranhão… É uma bagunça boa!
Como todo estado, sempre aparecem aquelas palavras típicas da região. Então, resolvi fazer uma lista de algumas expressões e palavras daqui.
Abaixo, confira algumas das milhares palavras que usamos no dia a dia, que com certeza alguém de fora não iria entender muita coisa.
Abestado – bobo, idiota.
Afolozado – Folgado, arrombado.
Aperrear – Encher o saco. (Para de me aperrear, menino chato! = Não me encha o saco, seu abestado!)
Arre égua! – Interjeição que pode significar qualquer coisa a
depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). (Arre égua! = Bah dos gaúchos)
depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). (Arre égua! = Bah dos gaúchos)
Arrudiar – Dar a volta. (Eu vou só arrudiar essa quadra = vou dar uma volta nessa quadra)
Avexado – Apressado.
Baixa da égua – Lugar distante ou indeterminado. (Mandei fulano pra baixa da égua = mandei fulano pra pqp!)
Botar banca – Considerar-se superior, exibir-se, vangloriar-se.
Juro que foi difícil escolher essas palavras! O nosso dicionário é um pouquinho grande… Pra quem gostou, o site Cultura Nordestina publicou uma lista imensa de palavras e expressões típicas do Nordeste.
Meufi, tu tá esperando o que “mermu”? Se avexe!
0 Comentários