Dicas valiosas para um vestibulando!

quarta-feira, julho 27, 2011


As provas do vestibular estão chegando... Sim, a cada dia, o vilão de todos os estudantes se 
aproxima.

Passar na prova é muito difícil, mas não é impossível. Quem já fez ou já teve acesso às provas sabem o grau de dificuldade. Não me venha com desculpas... Por mais que você tenha estudando (loucamente) sempre tem aquele conteúdo que você não se dá bem!
Abaixo, veja dicas que poderá nos ajudar- sim, eu também estou enlouquecendo de tanto estudar-, a passar no tão temido vestibular!

1- Não passei na prova. E agora?
Esse é um grande passo da sua vida profissional. Se você não passou, nada de desistir agora. É preciso deixar a auto-estima elevada. A reprovação em qualquer situação é tensa, mas saber superar esse momento é sinal de maturidade.

2- Treineiro
Treineiro são aquelas pessoas que fazem as provas apenas para pegar experiência, sem a intenção de conquistar a vaga na faculdade. Muitas faculdades, como Unicamp, FUVEST e UFMG, oferecem no momento da inscrição do candidato essa opção (treineiro).

Uma boa opção para quem deseja testar os seus conhecimentos e saber se está realmente preparado para enfrentar as provas.

3- Ansiedade

Cuidado: muitas pessoas ansiosas tendem a ser neuróticas. Não fique falando o tempo inteiro sobre o vestibular, não é todo mundo que está interessado no mesmo assunto que você!

4- Local de estudo
Não, não vale ficar na internet lendo o “Não me venha com desculpas...” em vez de ficar estudando. :P

O melhor local para você estudar é longe de qualquer coisa que perturbe ou chame atenção. Nada de celular ligado, conversinhas no chat do Facebook, TV ligada ou ouvir músicas (muitas pessoas dizem que aprendem mais quando estão escutando músicas... Vai entender).

Procure um local ventilado e claro, de preferência a varanda da sua casa. Busque tranqüilidade e conforto.

5- Grupos de estudos
Sempre é bom estarmos com pessoas que gostamos, mas legal ainda é poder estudar com elas.
Para que um grupo de estudo funcione de verdade, regras devem ser estabelecidas:

- No máximo 05 (cinco) pessoas (mais que isso vira bagunça);
- Pausas de 10 a 20 minutos entre cada conteúdo estudado;
- Evitar conversar sobre assuntos que não têm ligação com o conteúdo que o grupo pretende estudar.

Querido leitor, vestibular é isso: saber dosar estudo com diversão. Estude, mas também reserve um tempo para curtir sua vida social, nem que seja para ficar à toa na internet lendo o blog. :)

P.S.: A partir de hoje, Toda semana eu darei dicas para quem está na enlouquecendo com o vestibular. Que tal dividirmos os nossos conhecimentos? Responda via comentário ou e-mail (adrielchristian@hotmail.com) quais são as suas dicas na hora de estudar para o vestibular ou qualquer outra prova! 
 

Você pode gostar também:

0 Comentários

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook