Machismo: até quando?
segunda-feira, abril 11, 2016Infelizmente, o mundo ainda é machista e, todas as tretas que acontecem dentro de casa, sobram pras mulheres (tanto esposas quanto filhas); já os homens, eles continuam lá, firmes e fortes, com aqueles discursos de serem os “machos” da casa. Babaquice, eu sei.
Ao meu ver, o trabalho doméstico e todas as obrigações de uma casa (como lavar louça, roupa, pagar conta de luz, água…) têm de ser divididas com todos os integrantes. Portanto, esqueçam aquele mimimi de que quem deve lavar louça é a mulher, enquanto o marido/filho coça saco no sofá.
Meu pai, por exemplo, cresceu numa casa onde os homens não podiam lavar uma colher, tampouco fazer comida. Segundo ele, a minha avó não educou os filhos porque serviço doméstico era coisa de mulher. Olha que absurdo!
Graças a Deus as coisas mudaram quando a minha mãe assumiu as rédeas de casa, me ensinando a fazer comida. Ela também me colocava pra lavar louça, limpar a casa, roupa… Logo, perceba que a minha infância não foi só brincando, mas também aprendendo o quão complicado é administrar uma casa.
Sobre o meu pai… ele teve de aprender a cozinhar, já que quando eu e a minha mãe viajávamos, ele tinha de se virar sozinho. Só pra constar: a comida dele é ótima e até agora não o vi virando mulher só porque lavou louça ou fez comida.
Tenho também um tio que não deixa os filhos dele lavarem louça. Ele é um daqueles machões que chega a dar nojinho, sabe? Mas é aquela história: cada um escolhe a vida que quer viver.
Só pra finalizar aqui o meu pensamento: uma pesquisa feita na Suécia, durante 26 anos, constatou que o homem que lava a louça em casa ou divide o serviço doméstico, é mais feliz.
0 Comentários